CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES

Autores

  • Cláudia Maria Simões Martinez UFSCAR
  • Cíntia Cristina Neófiti

Resumo

Terapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha.  As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%)

consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.

Downloads

Publicado

2010-03-23

Como Citar

Martinez, C. M. S., & Neófiti, C. C. (2010). CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 15(1). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154

Edição

Seção

Artigo Original