Saúde mental e níveis de atividade física em crianças: uma revisão sistemática/Mental health and levels of physical activity in children: a systematic review

Autores

  • Gabrielle Cerqueira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB).
  • Rodrigo Alves dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar).
  • Jorge Lopes Cavalcante Neto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR0905

Palavras-chave:

Saúde Mental, Crianças, Atividade Motora, Exercício

Resumo

Introdução: A prática regular de atividade física tem sido apontada como fator de proteção à saúde mental durante a infância e a vida adulta. Contudo, poucas pesquisas foram realizadas para investigar associações de rastreamentos entre saúde mental e níveis de atividade física em crianças. Objetivo: Analisar, por meio de revisão sistemática, a associação entre saúde mental e níveis de atividade física em crianças. Método: Busca de artigos publicados nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES, LILACS, PubMed, SciELO e Scopus. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos originais, em português ou inglês, realizados com seres humanos e disponíveis na íntegra de forma gratuita. Inicialmente, foi encontrado um total de 2.467 artigos, os quais foram analisados pelos títulos e resumos, seguindo para leitura na íntegra do artigo, com a seleção de cinco artigos para o resultadofinal. Resultados: Os resultados dos artigos mostram que crianças mais ativas e participantes de atividade física apresentaram uma melhor saúde mental em comparação às crianças que não faziam atividades físicas e eram sedentárias. Conclusão: São necessários mais estudos relacionados à saúde mental de crianças, os quais abordem, principalmente, a importância da prática atividade física para tratar e prevenir os problemas mentais e promover a saúde mental desses indivíduos.

Biografia do Autor

Gabrielle Cerqueira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB).

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, Bahia, Brasil. Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA).

Rodrigo Alves dos Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar).

Terapeuta ocupacional. Mestre e Doutorando em Terapia ocupacional pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. 

Jorge Lopes Cavalcante Neto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), MESTRE EM NUTRIÇÃO HUMANA PELA UFAL E DOUTORANDO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). ATUALMENTE É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E LÍDER DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (GEPEFA).

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

da Silva, G. C., Silva, R. A. dos S., & Cavalcante Neto, J. L. (2017). Saúde mental e níveis de atividade física em crianças: uma revisão sistemática/Mental health and levels of physical activity in children: a systematic review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 607–615. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR0905

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura