ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA

Autores

  • Mariângela C Meneghin
  • Tatiane Luísa Reis
  • Léa B. T. Soares

Resumo

Este trabalho propõe relatar uma intervenção de Terapia Ocupacional com uma
criança portadora de ambliopia, compartilhando conhecimentos e promovendo
reflexão sobre 0 tema. Duas estagiárias do 4° ano de graduação em Terapia
Ocupacional da UFSCar realizaram uma intervenção clinica supervisionada com
uma criança de 6 anos de idade, com hipótese diagnóstico de ambliopia no olho
direito e erro de refração desigual entre os olhos. Atividades lúdicas e
psicomotoras associadas aos exercícios sugeridos pelo Método Meir Schneider
de Autocura - self-healing, foram utilizadas objetivando a adesão e 0
estabelecimento do vinculo terapêutico da criança e família ao tratamento de
terapia ocupacional. Brincadeiras e estimulação visual, principalmente para 0
olho amblíope, resultaram na incorporação autônoma dos exercícios do método
de autocura na rotina da criança com maior consciência corporal e estabilização
da ambliopia. Concluiu-se que essa intervenção foi adequada pois propiciou a
relação terapêutica, a adesão e incorporação eficiente ao programa de tratamento
com a participação e conscientização não só da criança, mas também de seus
familiares.

 

 

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Meneghin, M. C., Reis, T. L., & Soares, L. B. T. (2010). ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157

Edição

Seção

Artigo Original