A PROMOÇÃO DE DIREITOS E CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL : OFICINA DE BRINCADEIRAS COM RECURSOS

Autores

  • Ana Paula S. Malfitano UFSCAR
  • Iara F. Braga
  • Karina G. Da Silva
  • Natália G. Motta

Resumo

Trata-se do relato de uma experiência que integra 0 Núcleo UFSCar do Projeto
Metuia - Terapia Ocupacional no Campo Social, desenvolvida em parceria com
uma instituição social da cidade de São Carlos. Tal local se caracteriza como
uma Organização Nao-Governarnental (ONG) que atende, no período contrario a
freqüência escolar, cinqüenta crianças de 7 a 14 ano os que se encontram em
situação de vulnerabilidade social. Trabalhou-se para a criação de um espaço
lúdico dirigido, no qual a experirnentacao, as atividades e a referencia de um
adulto estivessem sempre presentes para a abordagem do temário central
escolhido: a dimensão dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e
sua aplicabilidade no cotidiano, tendo como base 0 Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). A realização das atividades possibilitou a reflexão conjunta
com as crianças e os adolescentes locais sobre seus direitos e vivencias nos
diferentes espaços em que estão inseridos, com destaque para 0 ambiente
familiar, para 0 contexto escolar e, também, para a situação de usuários de uma
instituição social. Observou-se a possibilidade do desenvolvimento de tecnologias
sociais que se dediquem a consolidação de espaços no âmbito institucional que
objetivem a implantação de novos instituístes de participação, voz e escuta da
população usuária deste tipo de equipamento social, a luz da pauta sobre os
direitos das crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

 

 

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Malfitano, A. P. S., Braga, I. F., Da Silva, K. G., & Motta, N. G. (2010). A PROMOÇÃO DE DIREITOS E CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL : OFICINA DE BRINCADEIRAS COM RECURSOS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/159

Edição

Seção

Artigo Original