Análise sobre a atuação do terapeuta ocupacional como orientador profissional no serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/Analysis of the occupational therapist’s activities as a professional adviser in the professional rehabilitation service of the National Institute of Social Security (INSS)

Autores

  • Etiene Cerutti Louzada Universidade Federal de Pernambuco
  • Manoela Tereza Martins de Souza e Silva Aquino Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE
  • Vanessa Sousa Vieira de Holanda Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife-PE
  • Ana Karina Pessoa da Silva Cabral Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0913

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Reabilitação Profissional, Previdência Social, Orientação Profissional

Resumo

Introdução: O Serviço de Reabilitação Profissional (RP) do INSS sofreu várias mudanças, destacando-se aquelas que ocorreram com a criação do SUS e a retirada de qualquer tipo de assistência à saúde do instituto. Em 2008, com a revitalização do serviço, vários terapeutas ocupacionais ingressaram na instituição, mas permaneceu um modelo de atuação sem focar a assistência à saúde e sem valorizar a especificidade profissional. Essa forma de intervenção vem causando discussões quanto a atuação desses profissionais, implicadas pela falta de literatura que embase suas intervenções e fortaleça a manutenção de sua identidade profissional dentro desse novo cenário. Objetivo: Investigar a relação existente entre a terapia ocupacional e a função desempenhada pelos terapeutas ocupacionais no serviço de Reabilitação Profissional do INSS. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, sendo observada a atuação de uma terapeuta ocupacional da Gerência Executiva Recife/PE, Responsável pela Orientação Profissional. Resultados: Verificou-se que, no INSS, o terapeuta ocupacional emprega muitas especificidades de sua profissão, quais sejam relacionadas a: objetivo (emancipação do sujeito e inserção em atividade de trabalho), objeto (fazer humano, desempenho ocupacional), instrumento (análise da atividade laboral e do posto de trabalho). Além disso, percebeu-se que o contexto previdenciário exerce algumas limitações na atuação terapêutica ocupacional, no âmbito das normas institucionais de gestão e de condução do fazer profissional na RP. Conclusão: Foram estabelecidas relações entre a terapia ocupacional e a função de Responsável pela Orientação Profissional do INSS, indicando caminhos para uma prática sustentada nas bases teóricas da profissão. Recomenda-se a realização de pesquisas na área que analisem a atuação desse profissional e o impacto de suas intervenções na recolocação de segurados do INSS no mercado de trabalho. 

Biografia do Autor

Etiene Cerutti Louzada, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Manoela Tereza Martins de Souza e Silva Aquino, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE

Mestre em Saúde Pública, Terapeuta Ocupacional, Representante Técnica da Reabilitação Profissional na Superintendência Regional Nordeste do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE, Brasil.

Vanessa Sousa Vieira de Holanda, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife-PE

Especialista, Terapeuta Ocupacional, Responsável pela Orientação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE, Brasil.

Ana Karina Pessoa da Silva Cabral, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPE. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia, Reabilitação Profissional, Inclusão Profissioanl de Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Louzada, E. C., Aquino, M. T. M. de S. e S., Holanda, V. S. V. de, & Cabral, A. K. P. da S. (2017). Análise sobre a atuação do terapeuta ocupacional como orientador profissional no serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/Analysis of the occupational therapist’s activities as a professional adviser in the professional rehabilitation service of the National Institute of Social Security (INSS). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(4), 687–700. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0913

Edição

Seção

Artigo Original