Avaliação da sobrecarga dos cuidadores de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)/Evaluation of overloading on caregivers of people with Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS)

Autores

  • Lilian Sanguinett de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Ilka Veras Falcão Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatiana Lins Carvalho Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0871

Palavras-chave:

Esclerose Amiotrófica Lateral, Cuidadores, Efeitos Psicossociais da Doença, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde

Resumo

Introdução: Esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma desordem neurodegenerativa que resulta na morte seletiva de neurônios motores, causando fraqueza e atrofia muscular generalizada como principais sintomas. Ainda sem cura, o doente em tratamento requer assistência na mobilidade e atividades diárias. Cuidar de um paciente com ELA implica maior ou menor sobrecarga e tempo, demandando estratégias de redução do estresse e ampliação da qualidade de vida dos cuidadores. Nesse sentido, os grupos de apoio surgem como alternativas. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar se há sobrecarga dos cuidadores de pacientes com ELA e os possíveis benefícios relacionados à participação no grupo de apoio específico a cuidadores. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, com aplicação da Escala de Sobrecarga do Cuidador - Zarit e entrevista sobre a participação no Grupo de Apoio Esperança para ELA, realizado em um hospital público do Recife. Foram avaliados sete cuidadores familiares e um profissional. Resultados: Após análise dos dados, verificou-se que a maioria dos cuidadores apresenta sobrecarga moderada e quase todos residem com o doente, o que pode contribuir para limitações e modificações no estilo de vida destes. A participação no grupo é reconhecida por todos como fonte de trocas e aprendizado sobre a doença, além de acolhedora de questões emocionais e dificuldades no cuidado. Conclusão: Conclui-se que esses cuidadores evidenciam sobrecarga moderada e se beneficiam do apoio recebido no Grupo Esperança para ELA. No entanto, outras estratégias podem ser necessárias para minimização dessa sobrecarga e segurança no cuidado ao doente.

Biografia do Autor

Lilian Sanguinett de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco

Ilka Veras Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - CPqAM. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional. Doutoranda do Programa de Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco. 

Tatiana Lins Carvalho, Universidade de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gerontologia pela FIR. Especialista em Neuropsicologia Clínica pela FMN e Mestra em Ciências da Saúde pela FCM / ICB da Universidade de Pernambuco. Doutoranda do Programa de Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco. 

Publicado

2017-09-27

Como Citar

de Almeida, L. S., Falcão, I. V., & Carvalho, T. L. (2017). Avaliação da sobrecarga dos cuidadores de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)/Evaluation of overloading on caregivers of people with Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 585–593. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0871

Edição

Seção

Artigo Original