As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy

Autores

  • Thiago da Silva Dias Universidade Federal do Pará
  • Karoline Faro da Conceição Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB, Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Irene Alves de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Luiz Morais da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0934

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Reabilitação, Tecnologia

Resumo

Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a utilização do Nintendo Wii como recurso de (re) habilitação motora para indivíduos com paralisia cerebral (PC). Método: Esta é uma pesquisa de campo de caráter exploratório e quantitativo, na qual foi utilizado um estudo de caso. O sujeito foi avaliado e reavaliado quanto às habilidades motoras por meio do protocolo padronizado GMFM-88 (Gross Motor Function Measure-88) e foram realizadas dez sessões de gameterapia com o jogo Aladdin Magic Racer no período de fevereiro a março de 2013. Resultados: O sujeito obteve aumento percentual de 10,06% no escore total da GMFM na reavaliação em relação ao obtido na avaliação inicial. Portanto, a análise dos dados denota uma mudança no desempenho motor do sujeito após a intervenção utilizando Nintendo Wii. Conclusão: A gameterapia pode ser utilizada como um método de (re)habilitação motora para indivíduos com PC, bem como o Nintendo Wii pode ser componente de um programa de (re)habilitação voltado a esse público, com foco na função motora grossa.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Dias, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional. Discente de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Karoline Faro da Conceição, Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Terapeuta Ocupacional Residente em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ana Irene Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. Docente da Universidade do Estado do Pará.

Rafael Luiz Morais da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Terapeuta Ocupacional da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO/UEPA). Docente da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2017-09-27

Como Citar

Dias, T. da S., Conceição, K. F. da, Alves de Oliveira, A. I., & Silva, R. L. M. da. (2017). As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 575–584. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0934

Edição

Seção

Artigo Original