Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient

Autores

  • Ruy Luiz Lorenzetti Branco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Kadine Priscila Bender dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Soraia Cristina Tonon da Luz Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0966

Palavras-chave:

Amputação, Cuidados Pós-operatórios, Serviço Hospitalar de Fisioterapia, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar.

Biografia do Autor

Ruy Luiz Lorenzetti Branco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Discente do curso de Fisioterapia, bolsista de extensão universitária - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Kadine Priscila Bender dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta. Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Soraia Cristina Tonon da Luz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente do curso de Fisioterapia - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

Branco, R. L. L., dos Santos, K. P. B., & da Luz, S. C. T. (2017). Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 641–648. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0966

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso