Sobre a forma ocupacional após acidente por queimaduras/The occupational form after a burn accident

Autores

  • Elson Ferreira Costa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Luísa Sousa Monteiro Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Victor Augusto Cavaleiro Corrêa Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1012

Palavras-chave:

Queimaduras, Ocupação, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: As ocupações são atividades nas quais as pessoas se envolvem diariamente, possuem finalidades, significados e se estendem ao longo do tempo. Diversas situações podem influenciar o engajamento nas ocupações, principalmente, as alterações nas condições de saúde, como a queimadura. Objetivo: Compreender como se apresentavam as ocupações de pessoas após o acidente por queimaduras e quais as repercussões, especialmente sobre a forma ocupacional após a queimadura. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva fenomenológica. Foi realizada no Centro de Tratamento de Queimados, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará, no período de dezembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram da pesquisa 19 pessoas. Sob o enfoque teórico da Ciência da Ocupação, o estudo centrou-se na investigação das repercussões da queimadura na forma ocupacional. Resultados: Os resultados do estudo revelaram que ocorreram significativas mudanças nas ocupações após os acidentes. Essas mudanças repercutiram na saúde, bem-estar e qualidade do viver das pessoas. As principais alterações estavam relacionadas com limitações físico-funcionais e consequências psicoemocionais. Conclusão: Considera-se que este estudo contribuiu para o aprimoramento do conhecimento quanto à problemática das repercussões da queimadura para a ocupação humana, a partir de uma perspectiva ampliada e integral da saúde e da compreensão biopsicossocial e ocupacional do ser humano.

Biografia do Autor

Elson Ferreira Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Luísa Sousa Monteiro Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Ciência da Ocupação (LECO/UFPA)

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Psicologia, Doutorando em Doenças Tropicais (UFPA), Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, Pesquisador do Laboratório de Estudos em Ciência da Ocupação (LECO/UFPA).

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

Costa, E. F., Oliveira, L. S. M., & Corrêa, V. A. C. (2017). Sobre a forma ocupacional após acidente por queimaduras/The occupational form after a burn accident. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 543–551. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1012

Edição

Seção

Artigo Original