Conhecimento da terapia ocupacional pelo estudante de medicina

Autores

  • Maria Luisa G. Emmel UFSCAR
  • Liselotti G. Katto

Resumo

Tendo como pressuposto que 0 conhecimento de outras profissões da área da saúde por parte do medico favorece uma melhor compreensão do quadro do paciente, melhorando 0 atendimento que Ihe e oferecido, esta pesquisa teve por objetivo detectar 0 grau de conhecimento que acadêmicos do curso de Medicina possuem sobre a Terapia Ocupacional. Através de um questionário semi-aberto, alunos do curso de medicina de uma universidade publica do Estado de São Paulo destacaram seus valores e opini6es acerca da Terapia Ocupacional e da equipe multidisciplinar. Ap6s analises qualitativas, as respostas foram agrupadas em temas representativos e posteriormente em categorias a serem analisadas. As analises quantitativas forneceram para metros de freqüência das respostas. Um dos resultados que sobressai mostra que os alunos do curse de medicina estudado não estão sendo preparados para a atuação em equipes profissionais e em sua maioria desconhecem 0 papel exercido pelo terapeuta ocupacional. Das respostas
apresentadas detecta-se uma visão bastante tradicional do papel do medico, com poucas informações acerca dos avances das profiss6es da área da saúde e da importância do trabalho em equipe. Estes dados deixam claro a necessidade de se intervir na formação que vem sendo dada a estes profissionais, não só através de uma maior integração do medico com a terapia ocupacional, mas também com as outras profiss6es da área da saúde. Destaca, por fim, a necessidade de se pensar em conteúdos curriculares que envolvam a atuação em equipes multi e transdisciplinares, onde fique claro 0 papel de cada profissional enquanto membro participante da equipe, que tem uma contribuição específica a dar.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Emmel, M. L. G., & Katto, L. G. (2010). Conhecimento da terapia ocupacional pelo estudante de medicina. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 12(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/182

Edição

Seção

Artigo Original