Atenção psicossocial de adolescentes: a percepção de profissionais de um CAPSij/Psychosocial teenage attention: the perception of CAPSij professionals

Autores

  • Jaqueline Ferreira da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1081

Palavras-chave:

Saúde Mental Infantojuvenil, Adolescentes, Atenção Psicossocial

Resumo

Introdução: Estudos apontam que a adolescência tem sido considerada uma faixa etária mais vulnerável para o sofrimento psíquico em todas as categorias, como depressão, dificuldades comportamentais, transtornos alimentares e uso abusivo de drogas, no entanto, no que diz respeito à inserção e à assistência para adolescentes nos serviços públicos de saúde mental, a literatura aponta uma escassez de trabalhos relacionados. Objetivo: Esta pesquisa objetivou identificar como tem se dado a atenção psicossocial de adolescentes sob a ótica de profissionais de um CAPS infantojuvenil (CAPSij) de um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa que contou com a participação de 7 profissionais do CAPSij. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, e os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de Análise Temática. Resultados: Os principais resultados indicaram que o CAPSij em questão atua como único responsável pelo acolhimento, triagem e cuidado a adolescentes em sofrimento psíquico. Além disso, os participantes apontaram dificuldades quanto à adesão dos adolescentes e a efetivação do trabalho. Por outro lado, revelou-se o empenho dos participantes nas ações de cuidado com os adolescentes, sob a luz das políticas e a busca de articulação em rede, em especial com a Atenção Básica em Saúde. Conclusão: Assim, observa-se que a atenção à saúde mental de adolescentes está em construção e demanda avanços que considerem as peculiaridades dessa população e as políticas de saúde mental vigentes.

Biografia do Autor

Jaqueline Ferreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional.

Maria Fernanda Barboza Cid, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. 

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. 

Publicado

2018-06-28

Como Citar

da Silva, J. F., Cid, M. F. B., & Matsukura, T. S. (2018). Atenção psicossocial de adolescentes: a percepção de profissionais de um CAPSij/Psychosocial teenage attention: the perception of CAPSij professionals. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(2), 329–343. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1081

Edição

Seção

Artigo Original