O cuidado e os processos de trabalho em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico sob a perspectiva de seus trabalhadores/The performance of health professionals in a custody and psychiatric treatment hospital: the perspective of the psychosocial rehabilitation

Autores

  • Eline Vieira da Silva Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Marilya Cleonice Santos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1130

Palavras-chave:

Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Desinstitucionalização, Serviços de Saúde Mental, Reforma dos Serviços de Saúde

Resumo

Introdução: A Reforma Psiquiátrica oportunizou o surgimento de serviços de atenção substitutivos aos hospitais psiquiátricos que proporcionassem a inclusão com base na estratégia da Reabilitação Psicossocial. Os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico ainda preservam ações contrárias à Reforma, indicando a necessidade de mudanças. Objetivo: Identificar os processos de trabalho desenvolvidos pela equipe de um desses hospitais e construir uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições da terapia ocupacional na instituição. Método: Estudo de abordagem qualitativa desenvolvido por meio de entrevistas com 11 profissionais de nível superior analisadas com a técnica de Análise Temática. Resultados: A falta de comunicação e do entendimento da necessidade do trabalho em equipe provoca ações individualizadas e desarticulação nos cuidados, evidenciando ações comprometidas com as necessidades institucionais e não com as necessidades dos pacientes; as falas destacam a falta de atividades voltadas à reinserção e participação social dos internos na família e comunidade; apesar de os profissionais afirmarem conhecer o conceito de Reabilitação Psicossocial, muitos atribuem um sentido equivocado, indicando-o como uma abordagem do modelo asilar que visa ocupar os internos para diminuir o ócio institucional. Conclusão: A articulação entre os profissionais do local é frágil, o que impede que as ações sejam realizadas de forma interdisciplinar e intersetorial, mantendo condutas prioritariamente no modelo asilar. A terapia ocupacional pode atuar como protagonista de mudanças, contribuindo para o alcance de objetivos condizentes com a Reforma Psiquiátrica, facilitando processos de cuidado alicerçados na Reabilitação Psicossocial. 

Biografia do Autor

Eline Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Terapeuta Ocupacional, residente em Saúde Integrada- Saúde da Mulher no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Recife, Pernambuco, Brasil.

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências. Professora Titular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Marilya Cleonice Santos de Souza

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil.

Publicado

2018-06-28

Como Citar

da Silva, E. V., Ribeiro, M. C., & de Souza, M. C. S. (2018). O cuidado e os processos de trabalho em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico sob a perspectiva de seus trabalhadores/The performance of health professionals in a custody and psychiatric treatment hospital: the perspective of the psychosocial rehabilitation. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(2), 315–327. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1130

Edição

Seção

Artigo Original