Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional: mudando para permanecer e avançar

Autores

  • Ana Paula Malfitano Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Daniel Marinho Cezar da Cruz
  • Roseli Esquerdo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoED2502

Resumo

O periódico Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar percorre, desde 1990, ano da publicação de seu primeiro fascículo, uma trajetória de esforço coletivo para a sua manutenção e desenvolvimento como uma revista de periodicidade regular, com qualidade dos textos publicados, circulação nacional, transparência nos processos editorais, dentre outros.

Nos últimos anos, temos engendrado esforços para alcançar indexações acadêmicas relevantes, buscando a maior circulação da nossa produção, tendo em vista as demandas sociais e acadêmicas para as quais se voltam a área de terapia ocupacional e também suas interfaces. Para tanto, vimos realizando mudanças, no intuito de nos aproximarmos dos critérios de exigência para tais indexações; desde algumas alterações nas normas de submissão, já em vigor, até questões mais substanciais sobre nossa identidade e processos de editoração.

Ampliamos nossa equipe editorial, procurando construir um escopo nacional para a tarefa editorial. Desde o início de 2017, temos trabalhado com seis Editores de Seção, de diferentes regiões do Brasil. Agradecemos a disponibilidade e empenho dos colegas para a consecução dos Cadernos.

Temos ampliado, igualmente, a divulgação de artigos bilíngues a fim de favorecer uma maior circulação internacional de nossos textos. Reafirmamos a relevância da parceria com os autores para alcançar tal meta e convidamos todos a publicarem seus textos também em inglês.

Ressaltamos, ainda, a recente reavaliação pela qual passamos no Directory of Open Access Journals - DOAJ, sendo que permanecemos nesse diretório, o que contribui para o aumento da nossa visibilidade internacional como um periódico de acesso aberto e com critérios de qualidade da publicação científica.

Nosso percurso histórico demonstra avanços importantes e acreditamos que podemos ainda expandir em muito a divulgação do conhecimento em terapia ocupacional. Tal trajetória até aqui, em seus 27 anos, foi possível devido ao envolvimento de muitos pesquisadores na editoria da revista, compondo seu Conselho Editorial, à participação de muitos avaliadores de todo o Brasil, bem como de outros países, que colaboram conosco e, com ênfase, à contribuição de todos os autores que escolheram e escolhem este periódico para a divulgação de suas pesquisas, experiências e reflexões. Desse modo, tece-se um trabalho singular, realizado por um coletivo que se volta para o compromisso da divulgação e circulação do conhecimento em terapia ocupacional e em suas interfaces.

Entretanto, temos sido instados sobre a necessidade e pertinência acerca da mudança do nome do periódico, uma vez que a designação do local de editoria, da UFSCar, carrega a possibilidade de uma errônea impressão de tratar-se de uma publicação local, quando, na verdade, estamos envolvidos e consolidados com a divulgação do conhecimento em terapia ocupacional em âmbito nacional, avançando para o cenário latino-americano e buscando contornos para uma circulação mundial.

Sendo assim, em continuidade aos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, temos, a partir da presente edição, volume 25, n. 2, 2017, os Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional / Brazilian Journal of Occupational Therapy.

Com isso, passamos para uma edição apenas online, com vistas à diminuição de custos e em consonância com o maior alcance de nossos textos, atualmente via acesso aberto em nosso site, onde está disponível toda nossa coleção.

É importante assinalar que compreendemos esta mudança como uma continuidade histórica dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e, apesar do nosso enorme afeto histórico pelo antigo nome, acreditamos ser este um importante passo para alcançarmos as indexações desejadas e para termos um reconhecimento ainda maior dos Cadernos como um veículo de disseminação do conhecimento em terapia ocupacional.

Que tenhamos muito a celebrar com os Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/ Brazilian Journal of Occupational Therapy.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Malfitano, A. P., Cruz, D. M. C. da, & Lopes, R. E. (2017). Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional: mudando para permanecer e avançar. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2). https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoED2502

Edição

Seção

Editorial