O alcance da terapia ocupacional no desenvolvimento local/The reach of occupational therapy in local development

Autores

  • Ricardo Lopes Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1182

Palavras-chave:

Comunidade, Desenvolvimento Local, Participação, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: As questões de vida local compreendem uma trama de significados produzidas cotidianamente, tomadas por processos econômico-sociais que constituem vulnerabilidades que ameaçam a coesão de redes de participação. Projetos em Desenvolvimento Local podem facilitar engajamentos participativos que levem em conta a colaboração entre sociedade civil e poder público para o enfrentamento dessas questões. Objetivo: Analisar o alcance da Terapia Ocupacional na orientação de projetos e ações em Desenvolvimento Local. Método: Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa em que foram resgatados documentos produzidos em um projeto de extensão universitária entre janeiro de 2011 e julho de 2015, no município de Itapeva, interior de São Paulo, e tratados sobre procedimentos de análise de conteúdo. Resultados: Foi extraída uma matriz socio-histórica que compreendeu quatro grandes dimensões de fundamentos em Terapia Ocupacional: cotidiano, atividades humanas, habilidades de mediação e projetos de vida coletiva, todas operadas pela metodologia de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Conclusão: A Terapia Ocupacional pode alcançar, de forma direta, as estruturas e os funcionamentos políticos para o Desenvolvimento Local, por meio de processos que levem em conta a construção de redes de fazeres que mobilizem o engajamento participativo de agentes locais. Estes processos assentam-se nos fundamentos em Terapia Ocupacional, demonstrando contribuições para novas inserções de pesquisa e assistência.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Doutor e mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Professor do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Correia, R. L. (2018). O alcance da terapia ocupacional no desenvolvimento local/The reach of occupational therapy in local development. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(2), 443–462. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1182

Edição

Seção

Artigo Original