Centro da juventude em foco: discursos e ações/Focus on youth center: proposal and actions

Autores

  • Marina Martins Marinho Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1194

Palavras-chave:

Adolescência, Juventude, Vulnerabilidade Social, Política Social, Terapia Ocupacional Social

Resumo

O Centro da Juventude “Elaine Viviani” (CJ) é um equipamento social voltado para a população juvenil da região sul da cidade de São Carlos (SP), avaliada como um dos seus maiores bolsões de pobreza e com importantes demandas quanto ao acesso da população a serviços públicos e bens sociais. Este texto decorre de uma pesquisa cujo objetivo geral foi conhecer e analisar o perfil do público atendido pelo CJ, desde sua inauguração, no final de 2008, como também, levantar as atividades propostas e sua dinâmica institucional. Inicialmente, os dados buscados foram idade, gênero, escolaridade e bairro de origem, seguido da observação participante, durante o segundo semestre de 2012, das atividades oferecidas a seus frequentadores, além de conversas informais com os gestores e jovens, a fim de se conhecer a dinâmica institucional. Tais dados foram relacionados com as diretrizes estabelecidas pelo projeto político pedagógico do CJ e ao que prevê a política nacional para a juventude. Identificou-se a participação nas atividades de outras faixas etárias, além dos jovens e adolescentes; verificou-se que as garotas têm uma frequência significativamente menor e, quanto à procedência, a maioria dos frequentadores reside em bairros próximos ao equipamento. Dentre as atividades oferecidas, foram predominantes os cursos técnicos e profissionalizantes e aquelas relacionadas ao esporte. Pontua-se que, apesar do CJ “Elaine Viviani” resultar de um processo que define seus objetivos e parametriza suas propostas para a focalização da população juvenil, a realidade observada e os dados encontrados apontaram que esta população não estava sendo, de fato, priorizada.

Biografia do Autor

Marina Martins Marinho, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – São Carlos, SP, Brasil.

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

 

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Martins Marinho, M., & Esquerdo Lopes, R. (2019). Centro da juventude em foco: discursos e ações/Focus on youth center: proposal and actions. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(03), 496–507. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1194

Edição

Seção

Artigo Original