ESTUDO DE SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DAS LER/DORT NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Cristina Sayuiri Ueno
  • Cristina Yoshie Toyoda

Resumo

 

Este artigo descreve uma pesquisa direcionada a conhecer melhor a situação de trabalho de três populações não diretamente ligadas às atividades acadêmicas, mas inseridas no campus da Universidade Federal de São Carlos: funcionários de limpeza, de gráfica e de banco.

Foi utilizado um questionário, para investigar a rotina de trabalho e a presença de sintomas corporais/psicossociais, elaborado numa etapa anterior deste mesmo projeto de pesquisa.

Participaram 10 pessoas em cada setor pesquisado, sendo no total 12 mulheres e 18 homens, com idades entre 27 e 51 anos, escolhidas aleatoriamente, conforme a disponibilidade e interesse em participar.

Os contatos foram feitos pessoalmente pela pesquisadora que explicava o objetivo da pesquisa e apresentava o instrumento, mantendo-se à disposição para esclarecer dúvidas durante seu preenchimento.

A análise das informações obtidas permitiu relacionar o tipo de atividade, a organização do trabalho, o ambiente e as relações profissionais estabelecidas com as queixas apresentadas. Em todos os setores, foi alta a incidência de sintomas corporais e psicossociais.

A alta incidência de queixas corporais conduziu a pesquisadora a elaborar palestra e folhetos dirigidos aos sujeitos entrevistados, a fim de atenuar os problemas de saúde já detectados e evitar futuras manifestações de dificuldades mais acentuadas, principalmente nos aspectos funcionais.

Este tipo de serviço mostrou-se importante mas ao mesmo tempo escasso, sendo que constitui uma ação importante no que se refere também à prevenção de doenças. 

Downloads

Publicado

2010-03-23

Como Citar

Ueno, C. S., & Toyoda, C. Y. (2010). ESTUDO DE SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DAS LER/DORT NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 10(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/211

Edição

Seção

Artigo Original