O uso de órteses em crianças com paralisia cerebral: percepção dos cuidadores/The use of orthoses in children with cerebral palsy: perception of caregivers

Autores

  • Janaína Mossini Ireno Discente do curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil.
  • Nadia Chen Discente do Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil.
  • Mariana Dutra Zafani Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.
  • Luciana Ramos Baleotti Professora Assistente Doutora - nível II. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, Unesp, Campus de Rio Claro. Docente do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1612

Palavras-chave:

Órteses, Paralisia Cerebral, Percepção, Cuidador

Resumo

A órtese pode ser utilizada como adjuvante no tratamento de reabilitação de crianças com paralisia cerebral (PC). Estudos que investigam a opinião dos cuidadores em relação ao uso da órtese são de fundamental importância, especialmente para proposição de melhorias que visem impactar positivamente no seu uso pela criança. Objetivou-se neste estudo identificar a percepção de cuidadores de crianças com PC sobre a função, os benefícios e a satisfação com o uso das órteses. Participaram 18 cuidadores de crianças com PC usuárias de órteses de membros inferiores e/ou superiores. A coleta de dados foi feita por meio de questionário contendo questões abertas e fechadas. Realizou-se análise descritiva e quantitativa dos dados. Os resultados sugerem que a satisfação dos cuidadores se relacionava com o fato de terem sua opinião considerada durante o processo de prescrição e confecção das órteses; com as orientações fornecidas pelos profissionais; com os benefícios percebidos pela melhora na amplitude de movimento de punho e dedos e pela maior confiança e equilíbrio da criança ao andar. Desconsiderar a opinião sobre a órtese, a percepção de que a mesma causa dor e desconforto contribuíram para a insatisfação e/ou satisfação parcial dos cuidadores. Os resultados deste estudo podem ser úteis para profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pois trazem subsídios que podem contribuir para a eficácia da prescrição e intervenção por parte dos profissionais da saúde, bem como elementos que podem colaborar para que profissionais do design projetem órteses que atendam aos requisitos do usuário com vistas a favorecer a usabilidade, conforto e satisfação.

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Ireno, J. M., Chen, N., Zafani, M. D., & Baleotti, L. R. (2019). O uso de órteses em crianças com paralisia cerebral: percepção dos cuidadores/The use of orthoses in children with cerebral palsy: perception of caregivers. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(1), 35–44. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1612

Edição

Seção

Artigo Original