Em busca de atenção em rede: contribuições de um programa de residência multiprofissional no âmbito hospitalar/In search of network attention: contributions of a multiprofessional residency program in the hospital context

Autores

  • Rosé Colom Toldrá Universidade de Saulo Paulo
  • Lorena Rodrigues Ramos Terapeuta Ocupacional no Programa Acompanhante do Idoso, Unidade Básica de Saúde Humaitá, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, São Paulo.
  • Maria Helena Morgani de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1670

Palavras-chave:

Alta do Paciente, Assistência Integral à Saúde, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Reabilitação

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde considera o cuidado hospitalar como importante eixo para a construção da integralidade. Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, identificaram dificuldades da equipe médica e de enfermagem em detectar demandas em reabilitação na alta hospitalar, levando residentes a criarem um grupo de apoio à alta. Objetivo: Verificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos usuários acompanhados pelo grupo de apoio, identificar os desafios para inserção dos usuários na rede de serviços de reabilitação e as estratégias do grupo de apoio para enfrentamento desses desafios. Método: Estudo retrospectivo, exploratório e descritivo, baseado em análise documental. Resultados: Foram analisados formulários de 251 usuários, 83 (33%) receberam encaminhamento para reabilitação por ocasião na alta hospitalar e 17 (6,7%), a partir das orientações do grupo de apoio à alta; 95 (37,8%) procuraram serviços de reabilitação. Desses, 60 foram efetivamente inseridos em serviços, sendo 46 (18,3%) extra-hospitalares, como centros de reabilitação e unidades básicas de saúde, e 14 (5,6%) no Programa de Atendimento Domiciliar do hospital. Quanto às áreas profissionais, 34 (13,5%) iniciaram tratamento fisioterápico, 29 (11,6%), fonoaudiológico e 11 (4,9%), terapêutico-ocupacional. Identificaram-se insuficiência de encaminhamentos profissionais e dificuldades dos usuários quanto ao acesso e continuidade de atenção. Conclusão: O grupo de apoio tem reforçado encaminhamentos prescritos ou sua obtenção em consultas médicas na rede, acolhido demandas por área profissional, orientado usuários para acessar serviços e inserir-se em tratamentos. Os usuários valorizaram a escuta e o acolhimento do grupo de apoio, no qual se configuram estratégias para promoção do cuidado integral em saúde.

Biografia do Autor

Rosé Colom Toldrá, Universidade de Saulo Paulo

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e doutorado em Sociologia pela Universitat de Barcelona (1996). Professora Doutora MS3 em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) no Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Revisora dos seguintes periódicos: Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar, Revista Brasileira de Saúde Ocupacional e Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação. Há 30 anos vem trabalhando no campo do ensino, pesquisa e extensão universitária. Tem participado de diferentes atividades vinculadas ao Ensino Superior e à Graduação em Terapia Ocupacional. Atua na área de atenção a saúde e reabilitação de pessoas adultas e idosas enfocando principalmente os seguintes temas: estudo de recursos terapêuticos e abordagens corporais, terapia ocupacional nos diferentes níveis de atenção à saúde de pessoas com deficiência e incapacidade, reabilitação, tecnologia assistiva, cidadania, políticas públicas e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

Lorena Rodrigues Ramos, Terapeuta Ocupacional no Programa Acompanhante do Idoso, Unidade Básica de Saúde Humaitá, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, São Paulo.

 Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 2014. Residência em Terapia Ocupacional do Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar- área Adulto e Idoso, departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocuapcional da Faculdade de Mediina da Universidade de São Paulo. Terapeuta Ocupacional no Programa Acompanhante do Idoso, Unidade Básica de Saúde Humaitá, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, São Paulo, BR.

Maria Helena Morgani de Almeida, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (1997 e 2003). É Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional a Universidade de São Paulo, Coordenadora do Laboratório de Estudos e Ações em Terapia Ocupacional e Gerontologia, por meio do qual é responsável e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Terapia Ocupacional em geriatria e gerontologia. É responsável no Curso ainda por disciplinas e estudos no campo da Ética Profissional. Tem como principais temas de interesses: terapia ocupacional, envelhecimento e promoção da saúde, autocuidado, capacidade funcional e instrumentos de avaliação em geriatria e gerontologia.

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Toldrá, R. C., Ramos, L. R., & de Almeida, M. H. M. (2019). Em busca de atenção em rede: contribuições de um programa de residência multiprofissional no âmbito hospitalar/In search of network attention: contributions of a multiprofessional residency program in the hospital context. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(03), 584–592. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1670

Edição

Seção

Artigo Original