Avanços e inquietudes da Terapia Ocupacional Latino-americana

Autores

  • Carla Regina Silva
  • Rodolfo Morrison Jara

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoED2601

Resumo

As demandas para o desenvolvimento da terapia ocupacional são múltiplas, dependendo das diferentes regiões do mundo nas quais a profissão é exercida. É inegável a importância da investigação e da pós-graduação no campo, para o desenvolvimento, a independência e o crescimento da terapia ocupacional, e a busca de metodologias que alimentem seu corpo de conhecimento, qualificações, eficácia e sistematização de seus saberes.

Estes princípios estiveram no Grupo de Trabalho “Investigação e Pós-Graduação” durante o IX Encuentro de Carreras y Escuelas de Terapia Ocupacional en América Latina e o XII Congreso Latinoamericano de Terapia Ocupacional y I Congreso Mexicano de Terapia Ocupacional realizado na Cidade do México em 2017, organizado pela Confederação Latino-americana de Terapia Ocupacional. No Grupo de Trabalho “Investigação e Pós-Graduação”, foi possível discutir diversas demandas e encaminhamentos, que orientam desafios nos âmbitos de investigação, formação graduada e pós-graduada, e comunicação científica.

As demandas sobre a investigação e pesquisa se orientaram pelos seguintes eixos: a) desenvolvimento de ferramentas e tecnologias para sistematizar práticas e intervenções em diferentes âmbitos, as quais, muitas vezes, não contam com as ferramentas para justificar, de forma científica, sua efetividade; (b) elaboração de estratégias e alternativas frente aos critérios de produtividade acadêmica, como, por exemplo, publicações internacionais que validam revistas e artigos em inglês, e certas bases de dados, o que torna ainda mais importante ampliar as possibilidades de publicações e de comunicações sobre as investigações e práticas realizadas na América Latina, além de, ao mesmo tempo, melhorar nossos meios de publicações, ou seja, as indexações de nossas revistas, e (c) desenvolvimento de investigações em parceria sobre os/as pesquisadores/as, terapeutas ocupacionais, na América Latina, criando conteúdo para a divulgação em plataformas virtuais e acessíveis. 

A respeito da formação profissional, foi discutido sobre os enfoques para fomentar a leitura, a avaliação e a escrita de artigos acadêmicos, disciplinares e latino-americanos, de forma especial desde o início da formação graduada. Para alcançar tal objetivo, há de se abrir espaço, por exemplo, para que os estudantes também possam publicar seus trabalhos em revistas da área, como a Revista de Estudantes de Terapia Ocupacional. Para tanto, é necessário promover maior interesse pelas reflexões dos/as estudantes, considerando as possibilidades e os limites desta prática.

Outros encaminhamentos orientam a ampliação da pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional de forma vinculada à produção de conhecimento e seu desenvolvimento na área. Atualmente, na região, existem três programas específicos de terapia ocupacional: o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-SP, Brasil), o Mestrado em Ocupação e Terapia Ocupacional da Universidade de Chile (Santiago, Chile) e o Mestrado em Terapia Ocupacional e Reabilitação do Instituto de Terapia Ocupacional (Cidade do México, México). Torna-se mais que relevante o intercâmbio latino-americano dos programas entre si e colegas de toda a região. Assim, há necessidade de expansão e trocas de experiências entre programas, cursos, disciplinas e investigadores/as (professores/as e estudantes), que possibilitarão ampliação da produção e, consequentemente, da divulgação acadêmica.

Em relação à comunicação científica, se estabeleceu, como fundamental, especificar métodos de buscas de informação, além de manter uma plataforma comunicacional que fomente o registro constante de investigadores/as da área e projetar uma plataforma virtual para as trocas e divulgações sobre a pós- graduação e as investigações da terapia ocupacional na América Latina. Destarte, será necessário investir e ampliar os esforços de vários países da região para retomar e promover diferentes canais de divulgação de conhecimento. Por isto, convidamos a todos para conhecer e publicar em nossas revistas latino-americanas (elencadas logo abaixo), promovendo-as como canais importantes para nossas produções.

Nossas considerações finais buscam ressaltar a terapia ocupacional latino-americana e convidar a conhecer nosso desenvolvimento regional, bem como manter e ampliar nossos canais de comunicação, colaborações, parcerias e apoios, promovendo, fomentando e articulando a investigação e a formação continuada, em consonância com os países da região. A partir dessas iniciativas, almeja-se produzir um maior crescimento disciplinar específico em terapia ocupacional e, assim, promover impactos desde a formação inicial, com foco no desenvolvimento e no reconhecimento regional, sem perder, entretanto, o intuito principal: estas conquistas devem colaborar para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas, dos grupos e das comunidades.

Lista de revistas latino-americanas em terapia ocupacional


  • Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br
  • Revista Argentina de Terapia Ocupacional http://www.revista.terapia-ocupacional.org.ar
  • Revista Chilena de Terapia Ocupacional http://www.revistaterapiaocupacional.uchile.cl
  • Revista del Colegio de Profisionales de Terapia Ocupacional de Puerto Rico http://www.cptopr.org/revistacptopr.html
  • Revista Colombiana de Terapia Ocupacional https://www.revistaocupacionhumana.org
  • Revista de Estudiantes de Terapia Ocupacional http://www.reto.ubo.cl/index.php
  • Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional https://revistas.ufrj.br
  • Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo https://www.revistas.usp.br

Carla Regina Silva
Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Rodolfo Morrison Jara
Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación, Universidad de Chile, Santiago, Chile.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Silva, C. R., & Jara, R. M. (2018). Avanços e inquietudes da Terapia Ocupacional Latino-americana. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(1). https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoED2601

Edição

Seção

Editorial