O VÍDEO COMO ELEMENTO COMUNICATIVO NO TRABALHO COMUNITÁRIO

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes
  • Denise Dias Barros
  • Ana Paula Serrata Malfinato
  • Debora Galvan
  • Gisele Barros

Resumo

A Associação de Construção por Mutirão do Casarão (Movimento de Luta por Moradia Urbana – São Paulo) e o Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia vêm implementando, desde 2000, o Projeto Casarão – Centro de Cultura e Convivência da Celso Garcia. Um de seus subprojetos foi: “O vídeo como recurso de promoção de comunicação na atenção a crianças e adolescentes", que buscou o registro participativo de imagens a partir do desenvolvimento das atividades do Projeto Casarão. Este trabalho promoveu uma maior interação entre diferentes participantes do Projeto Casarão e a comunidade envolvida, além de um constante retorno a cada grupo do trabalho imagético. Realizou-se o registro dentro das oficinas produzindo mini-vídeos temáticos: hip-hop, reciclagem, as crianças e suas brincadeiras, capoeira, e ‘clip’ do grupo Toque de Carícia, um grupo musical da comunidade. A edição final de um vídeo sobre o trabalho em andamento no Projeto Casarão, contribuiu para a valorização de toda a comunidade, estendendo-se do universo infantil ao adulto, por apresentar um histórico de luta destas pessoas para a aquisição da casa própria e a preocupação com o desenvolvimento de suas crianças e adolescentes. Criou-se uma reflexão nesta comunidade sobre seus propósitos e a condução que vem sendo dada para atingi-los. A realização do vídeo da/na comunidade revelou-se um elemento ‘alimentador’ do processo. Dessa forma, foram dados mais alguns passos na construção de um coletivo que busca integrar de forma ativa a constituição do Projeto Casarão.

 

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Lopes, R. E., Barros, D. D., Malfinato, A. P. S., Galvan, D., & Barros, G. (2010). O VÍDEO COMO ELEMENTO COMUNICATIVO NO TRABALHO COMUNITÁRIO. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 10(1). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/224

Edição

Seção

Artigo Original