A TRAJETÓRIA DO PESQUISADOR E DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA PUC-CAMPINAS

Autores

  • Maria Luisa G. Simões Ballarin
  • Rosé Colon Toldrá

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo das pesquisas realizadas pelos docentes do Curso de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas e da inserção dos alunos de iniciação científica nas pesquisas dos docentes no período de 1996 a 1999. A iniciação científica, no curso de Terapia Ocupacional, teve uma relação direta com o processo de capacitação formal dos docentes desse curso. A realização desse estudo ocorreu devido às dificuldades que alguns pesquisadores - docentes vinham enfrentando para desenvolver suas pesquisas e o interesse em analisar a participação crescente do aluno de iniciação científica, assim como a contribuição na sua formação profissional. Utilizou-se, como instrumento de investigação, dois questionários estruturados que foram aplicados à população alvo, composta pelos pesquisadores responsáveis pelos bolsistas (profissionais Terapeutas Ocupacionais – questionário B) e os bolsistas de iniciação científica (questionário A). O tratamento dos dados coletados a partir da pesquisa de campo apontou fundamentalmente, para a necessidade de uma política institucional que estimule o desenvolvimento e a consolidação de linhas e grupos de pesquisa. Sugeriu, ainda, a necessidade de aprofundar a discussão sobre a função e a formação do bolsista de iniciação científica, entendendo esta vivência como um processo amplo que envolve tanto os aspectos subjetivos como os objetivos.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Ballarin, M. L. G. S., & Toldrá, R. C. (2010). A TRAJETÓRIA DO PESQUISADOR E DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA PUC-CAMPINAS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 9(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/225

Edição

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Artigo Original