O uso do espaço público da praça: considerações sobre a atuação do terapeuta ocupacional social/ The utilization of public squares: considerations on the action of the social occupational therapist

Autores

  • Marina Jorge Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Marina Leandrini Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-0502-3194

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1746

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional Social, Extensão Comunitária, Ação Comunitária, Juventude

Resumo

Este trabalho apresenta, sob a forma de um relato de experiência, a proposta que vem sendo realizada desde 2015 como atividade de ensino, pesquisa e extensão em terapia ocupacional social para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Partindo da proposta de trabalho com a juventude pobre urbana no município de São Carlos, articuladas ao Programa METUIA, que realiza ações de extensão naquela região desde 2005; têm sido realizadas, semanalmente, Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos, com vistas à promoção de espaços de convivência e sociabilidade em uma praça pública. O trabalho utilizou-se metodologicamente de análises advindas da objetivação participante, durante o processo das oficinas, registrada por meio de produções de relatórios acadêmicos e diários de campo, associadas a entrevistas realizadas com os participantes. Os resultados têm apontado o uso de espaços públicos como uma possibilidade de estratégia do trabalho territorial e comunitário com a juventude. Conclui-se que as praças podem se configurar como um local de convivência comunitária e um dos elementos na constituição de redes de suporte social para a juventude daquele bairro.

Biografia do Autor

Marina Jorge Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professora  Assistente no Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Marina Leandrini Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba, MG, Brasil. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos

Professora  Associada no Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Silva, M. J., Oliveira, M. L., & Malfitano, A. P. S. (2019). O uso do espaço público da praça: considerações sobre a atuação do terapeuta ocupacional social/ The utilization of public squares: considerations on the action of the social occupational therapist. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(2), 438–447. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1746

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso