Grupos de trabalhadores acometidos por LER/DORT: relato de experiência/Worker´s groups affected by RSI/ WRMSD: report of experience

Autores

  • Camilla de Paula Zavarizzi Universidade Federal de São Paulo
  • Regina Mituyo Matsuo de Carvalho Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Zona Leste, São Paulo, SP
  • Maria do Carmo Baracho de Alencar . Profa. Dra. Associada da Universidade Federal de São Paulo -Campus Baixada Santista. Orientadora do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil. email:

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1756

Palavras-chave:

Transtornos Traumáticos Cumulativos, Saúde do Trabalhador, Reabilitação

Resumo

Objetivo: O presente artigo teve como objetivo apresentar as experiências de intervenções interdisciplinares em grupos com pacientes acometidos por LER/DORT e atendidos em um CRST do município de São Paulo. Método: Trata-se de um relato de experiência de atendimentos em grupo, durante o período de fevereiro a novembro 2017. Os sujeitos acometidos por LER/DORT eram convidados a participar de grupos com enfoques terapêuticos e educativos, fechados e que ocorriam semanalmente. Houve o registro descritivo de cada encontro e os registros foram posteriormente analisados. Resultados: No período ocorreram 8 grupos com 4 encontros cada e houve participação de 8 trabalhadores em cada grupo, com um total de 67 participantes. Os temas abordados foram: representações sociais sobre o trabalho, a saúde, a doença etc.; saúde e segurança no trabalho e formas de prevenção; LER/DORT e a organização no trabalho; orientação postural, repercussões do adoecimento no cotidiano e formas de ressignificação. A abordagem grupal permitiu que os trabalhadores compartilhassem seus anseios e medos de retornar ao trabalho, além de proporcionar trocas de experiências acerca das dificuldades frente às restrições físicas, incapacidades e vivências de sofrimento. Conclusão: As abordagens grupais possibilitam a criação de estratégias coletivas que potencializam o enfrentamento das dificuldades e favorecem ressignificações das vivências e do sofrimento.

Biografia do Autor

Camilla de Paula Zavarizzi, Universidade Federal de São Paulo

Professora Substituta na Universidade Federal de São Paulo do curso de graduação de Terapia Ocupacional,  Departamento Saúde, Educação e Sociedade. Terapeuta Ocupacional no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador da Zona Leste, SP. Mestre em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Regina Mituyo Matsuo de Carvalho, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Zona Leste, São Paulo, SP

Fisioterapeuta no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Zona Leste, São Paulo, SP

Maria do Carmo Baracho de Alencar, . Profa. Dra. Associada da Universidade Federal de São Paulo -Campus Baixada Santista. Orientadora do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Santos, SP, Brasil. email:

Profa. Dra. Associada da Universidade Federal de São Paulo -Campus Baixada Santista do curso de graduação de Terapia Ocupacional, Departamento Saúde, Educação e Sociedade. Orientadora do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Zavarizzi, C. de P., Carvalho, R. M. M. de, & Alencar, M. do C. B. de. (2019). Grupos de trabalhadores acometidos por LER/DORT: relato de experiência/Worker´s groups affected by RSI/ WRMSD: report of experience. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(03), 663–670. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1756

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso