A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida/Senior dance as a resource of the occupational therapist with older adults: contributions in the quality of lif

Autores

  • Aline Miotto Nadolny Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Mayara Trilo Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Jéssica da Rosa Fernandes Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Cecília Sommer Passos Pinheiro Terapeuta Ocupacional Prefeitura do Município de Araucária - Paraná.
  • Solena Ziemer Kusma Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Saúde Coletiva
  • Taiuani Marquine Raymundo Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1792

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Envelhecimento Cognitivo, Mudança Social, Terapia Ocupacional/Crítica, Prática de Grupo

Resumo

Objetivou-se analisar e identificar possíveis contribuições na qualidade de vida de idosos participantes de oficinas de Dança Sênior® aplicadas como recurso do terapeuta ocupacional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, intervencional, longitudinal prospectivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a seleção da amostra, os idosos foram submetidos a um rastreamento cognitivo por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), e para a análise da qualidade de vida foi aplicada a avaliação Short Form Health Survey 36 (SF-36) antes e após a oficina. Para coleta de dados qualitativos, os idosos participaram de dois grupos focais, antes e após a oficina. Os dados foram analisados por estatística descritiva, Teste t e análise de conteúdo. A oficina foi desenvolvida ao longo de 12 encontros semanais, com duração de 90 minutos cada. Observou-se, após o término da oficina, melhora na qualidade de vida, com destaque para as médias individuais dos domínios aspectos físicos (pré-oficina: 69,4; pós-oficina: 83,3) e aspectos emocionais (pré-oficina: 74,1; pós-oficina: 96,3). Quando comparadas às médias do grupo como um todo, antes e após a oficina, foi possível notar que os domínios “capacidade funcional” (p=0,01), “aspectos sociais” (p=0,04) e “saúde mental” (p=0,02) apresentaram melhora significativa. Portanto, o presente estudo apontou os benefícios de uma oficina de Dança Sênior® sendo utilizada como recurso do terapeuta ocupacional com idosos, e os resultados obtidos possibilitam chegar à conclusão que a oficina de dança contribuiu para melhoria na qualidade de vida dos idosos que dela participaram.

Biografia do Autor

Taiuani Marquine Raymundo, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Terapia Ocupacional

Profª Drª Taiuani Marquine RaymundoDocente do Departamento de Terapia Ocupacional - UFPRVice-coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional - UFPRCoordenadora da Universidade Aberta da Maturidade - UAM/UFPRDoutorado em Ciências - área: Bioengenharia - USP

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Miotto Nadolny, A., Trilo, M., da Rosa Fernandes, J., Sommer Passos Pinheiro, C., Ziemer Kusma, S., & Raymundo, T. M. (2020). A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida/Senior dance as a resource of the occupational therapist with older adults: contributions in the quality of lif. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(2), 554–574. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1792

Edição

Seção

Artigo Original