Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação/ Children and adolescents in social vulnerability: well-being, mental health and participation in education

Autores

  • Larissa Barros de Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP
  • Maria Paula Panúncio-Pinto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Regina Célia Fiorati Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1812

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Vulnerabilidade Social, Saúde Mental, Educação

Resumo

Objetivo: Analisar a condição de vida de famílias em vulnerabilidade social e sua potencial relação com bem-estar, saúde mental e a participação escolar das crianças e adolescentes. Método: Pesquisa de método misto que utilizou questionário sociodemográfico, mapas corporais narrados e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. O estudo se deu em um dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Ribeirão Preto. Participaram do estudo as crianças e adolescentes que frequentam o serviço, seus professores, familiares e a coordenadora do local da coleta. Para análise estatística da etapa quantitativa foi utilizado o programa IBM SPSS Statistic versão 24.0 e, na etapa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados: Foi possível, através das entrevistas e dos mapas corporais, identificar um sofrimento emocional por parte das crianças e adolescentes, negligenciado pela família, escola e Estado. Observou-se, também, o prejuízo quanto ao desempenho escolar das crianças e adolescentes devido a fatores relacionados à cultura de exclusão, à vulnerabilidade social, à falta de estímulo da família, e o despreparo da escola e dos professores para trabalhar com tal população e sua realidade. Conclusão: Considera-se que há a necessidade de uma maior atenção aos grupos sociais vulneráveis a partir da formulação e implementação de políticas públicas, de programas de desenvolvimento social e ações efetivas do Estado e sociedade civil.

Biografia do Autor

Maria Paula Panúncio-Pinto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Ciências da Saúde

Regina Célia Fiorati, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Ciências da Saúde

Publicado

2019-06-27

Como Citar

de Souza, L. B., Panúncio-Pinto, M. P., & Fiorati, R. C. (2019). Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação/ Children and adolescents in social vulnerability: well-being, mental health and participation in education. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(2), 251–269. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1812

Edição

Seção

Artigo Original