Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade/Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old

Autores

  • Marcella Manfrin Barbacena Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0546-6806
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
  • Déborah Lima Ferreira
  • Lívia de Castro Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1839

Palavras-chave:

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Cognição, Crianças

Resumo

Introdução: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades para aprender tarefas motoras, o que sugere alteração cognitiva, mas evidências sobre a relação entre desempenho motor e nível cognitivo ainda são inconclusivas. Objetivo: Investigar a relação entre nível cognitivo e desempenho motor em crianças de 7 a 10 anos de idade com e sem TDC. Método: Foram avaliadas 402 crianças de escolas públicas com o teste de coordenação motora Movement Assessment Battery for Children 2ª ed. (MABC-2) e o teste cognitivo Matrizes Progressivas de Raven (Raven). Os pais preencheram o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), o Critério Brasil de classificação econômica e um histórico de saúde da criança. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e testes de associação, comparação e correlação. Resultados: Das 402 crianças avaliadas, 35 (8,7%) foram identificadas com TDC. Não foi encontrada diferença nos percentis cognitivos entre crianças com e sem TDC (p = 0,223), mas houve associação significativa entre desempenho motor e nível cognitivo no grupo TDC (p=0,023), com tendência para percentis cognitivos mais altos no grupo não-TDC. Houve associação significativa (p=0,009) entre o percentil global no MABC-2 e o Raven na amostra total. Nos grupos com TDC, houve correlação negativa significante apenas entre o MABC-2 e a idade. Conclusão: Houve maior associação entre as pontuações nos testes motor e cognitivo do que entre TDC e nível cognitivo. Os resultados reforçam o perfil heterogêneo das crianças com TDC tanto no domínio motor como cognitivo.

Biografia do Autor

Marcella Manfrin Barbacena, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação Física e Esporte pela Universidade de Brasília (2011) e  discente do Programa de Doutorado da EEFFTO da UFMG em Ciências da Reabilitação (Conceito CAPES 6). Atualmente é técnica de nível superior do Ministério do Esporte (2010). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor Infantil, Controle Motor e Biomecânica do Movimento Humano.

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Barbacena, M. M., Van Petten, A. M. V. N., Ferreira, D. L., & Magalhães, L. de C. (2019). Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade/Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(03), 534–544. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1839

Edição

Seção

Artigo Original