TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS

Autores

  • Luzia Iara Pfeifer

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar um planejamento de ensino, de acordo com o método da aprendizagem baseada no problema (PBL), dentro da disciplina Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência II, visando capacitar o aluno – terapeuta a proceder ao diagnóstico e intervenção em crianças com atraso no desenvolvimento e desenvolver habilidades do profissional reflexivo. O planejamento previa aulas de fundamentação teórica e o atendimento de um caso clínico pelas alunas – terapeutas no decorrer do semestre. Os dados foram coletados em sessões de tutoramento e através de respostas a questões referentes a um estudo de caso teórico. Foram participantes da pesquisa oito (8) alunas do terceiro (3o) ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Os resultados indicaram que: 1- em relação às falas registradas nas sessões de tutoramento, houve  desenvolvimento de habilidades relacionadas a interação, Raciocínio Clínico e auto - crítica previstas pela literatura como desejáveis para a formação do terapeuta ocupacional; 2- em relação aos conhecimentos teóricos houve melhora qualitativa das respostas ao pós - teste, percebendo-se  influência  das características do caso atendido sobre a melhora do domínio conceitual e também em relação à maior precisão quanto a definição de objetivos para a intervenção e escolha de procedimentos para a mesma. Tendo em vista tais resultados sugere-se a utilização do método pbl em outras disciplinas do curso de terapia ocupacional devido a sua contribuição para a formação de profissionais reflexivos e críticos.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Pfeifer, L. I. (2010). TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 8(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241

Edição

Seção

Artigo Original