Escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) em idade adulta: relatos e perspectivas de pais e cuidadores de adultos com TEA/ Schooling of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in adulthood: reports and perspectives of parents and caregivers of adults with ASD

Autores

  • Fernanda Duarte Rosa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Prefeitura Municipal de Campinas
  • Thelma Simões Matsukura Departamento de Terapia Ocupacionl da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial-UFSCar.
  • Carolina Elisabeth Squassoni Universidade Federal de São Carlos Prefeitura Municipal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1845

Palavras-chave:

Autismo, Adulto, Educação, Família

Resumo

A Política Nacional da Educação, dentro da perspectiva da educação inclusiva, orienta que os sistemas de ensino e aprendizagem garantam o acesso desde a educação infantil até o ensino superior/profissionalizante. A literatura da área revela a necessidade de uma maior compreensão acerca dos processos de escolarização para pessoas com TEA nas diversas etapas da vida. Este trabalho teve como objetivo identificar perspectivas de familiares de adultos com TEA em relação às instituições que se propõem a atenção aos autistas na vida adulta. Objetivou também identificar como foi o percurso escolar, os aspectos positivos e desafios, sob o ponto de vista de seus familiares. O método incluiu a administração de dois questionários, analisados através de estatística descritiva e da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Participaram do estudo 67 pais/cuidadores de adultos com TEA residentes em 14 estados brasileiros. Os resultados evidenciam exclusão vivenciada por esses adultos em seu processo de escolarização desde o período da infância/adolescência até a idade adulta. Verifica-se que a maior parte destes autistas esteve inserida somente em instituições educacionais especiais, sendo que somente oito chegaram a instituições regulares de ensino na idade adulta. As dificuldades relatadas estavam relacionadas à inserção, qualidade dos serviços e permanência nas instituições escolares. Foram apresentados como pontos positivos a ampliação da socialização e o ganho de habilidades. Por fim estes familiares apresentam suas perspectivas sobre como deveriam ser as instituições aptas a receberem a pessoa com TEA, já em idade adulta, englobando atendimentos individualizados e de forma integral.

Biografia do Autor

Fernanda Duarte Rosa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Prefeitura Municipal de Campinas

  1. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial-UFSCar. Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.

Thelma Simões Matsukura, Departamento de Terapia Ocupacionl da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial-UFSCar.

Pós Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo -USP. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial-UFSCar.

Carolina Elisabeth Squassoni, Universidade Federal de São Carlos Prefeitura Municipal de São Carlos

  1. Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional-UFSCar. Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de São Carlos-SP.

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Rosa, F. D., Matsukura, T. S., & Squassoni, C. E. (2019). Escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) em idade adulta: relatos e perspectivas de pais e cuidadores de adultos com TEA/ Schooling of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in adulthood: reports and perspectives of parents and caregivers of adults with ASD. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(2), 302–316. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1845

Edição

Seção

Artigo Original