Participação social em terapia ocupacional: sobre o que estamos falando?/Social participation in occupational therapy: what are we talking about?

Autores

  • Ana Cristina Cardoso Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Fátima Correa Oliver Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1883

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Formação de Conceito, Participação Social, Conhecimento, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de revisão sistemática, que visou investigar como pesquisadoras da terapia ocupacional brasileira conceituam participação social e quais referenciais teóricos são utilizados ou produzidos na área para discutir sobre esse conceito. A revisão constituiu-se de busca pelas produções bibliográficas de terapeutas ocupacionais brasileiros disponíveis online em periódicos da área, na LILACS e SciELO. Foram identificados 481 artigos e, a partir da leitura exploratória e seletiva, considerou-se 31 artigos para análise descritiva, crítica e interpretativa, que tratam de pesquisas exploratórias e estudos de reflexão/ensaio e de caso, relatos de experiência e revisão bibliográfica. As pesquisadoras apresentaram pluralidade na definição e entendimento sobre a participação social, todavia ainda há pouca clareza sobre essas diferentes formas de abordar o conceito, o que pode ser justificado pela inexistência ou escassez de melhor fundamentação teórica-conceitual. Outros termos, como: “participação”; “participação sociocultural”; “participação comunitária” e “participação política” foram utilizados como sinônimos de participação social. Essa variação no uso dos termos também decorreu dos diferentes campos de atuação nos quais os estudos foram realizados e dos referenciais teóricos utilizados. Alguns artigos não definiram participação social, mesmo que o conceito tenha sido objeto de investigação e/ou de análise. Todavia, empregaram referências que ajudam a compreender como seus autores entendem a participação social. Assim como em outros campos de conhecimento, a terapia ocupacional apresenta uma multiplicidade de definições ou noções do conceito que é influenciada por diferentes ciências e disciplinas, o que também revela consensos e divergências.

Biografia do Autor

Ana Cristina Cardoso Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e doutoranda em terapia ocupacional no Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, SP, Brasil.

Fátima Correa Oliver, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, docente no Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Silva, A. C. C., & Oliver, F. C. (2019). Participação social em terapia ocupacional: sobre o que estamos falando?/Social participation in occupational therapy: what are we talking about?. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(4), 858–872. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1883

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura