Mídia e comportamento alimentar na adolescência/ Media and eating behavior in adolescence

Autores

  • Carime Bittar Instituto de Psiquiatria IPQ USP
  • Amanda Soares

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1920

Palavras-chave:

Adolescentes, Comportamento Alimentar, Imagem Corporal, Mídias Audiovisuais

Resumo

Introdução: A adolescência é uma fase marcada por mudanças físicas, comportamentais e psicossociais e também por transformações relacionadas à formação da autoimagem. Objetivo: Verificar a relação entre mídia e escolhas alimentares na imagem corporal e no possível desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes. Especificamente objetivou-se identificar como os padrões expostos pela mídia influenciam na construção da imagem corporal de adolescentes e como essa relação pode modificar as escolhas alimentares e deixá-los mais vulneráveis aos transtornos alimentares. Método: Foi realizada uma revisão de literatura que utilizou as bases de dados Medline, PubMed e a biblioteca SciELO, em inglês e português, no período de 1992 a 2016. Foram incluídas as publicações que continham pelo menos um dos descritores utilizados e que associavam o comportamento alimentar com adolescentes. Resultados: Nos dias atuais, a mídia exerce grande poder na construção da imagem corporal e na formação de padrões estéticos, os quais afetam os adolescentes em sua fase de vulnerabilidade. Considerando essas características e outras relacionadas com a idade, os jovens acabam modificando seus padrões alimentares, tornando-se vulneráveis para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Conclusão: Os adolescentes são um grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e a mídia é um fator contribuinte no comportamento alimentar disfuncional.

Biografia do Autor

Carime Bittar, Instituto de Psiquiatria IPQ USP

Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialisa em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisa, Gestão e Saúde -IPGS e em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiaria do Hospital das Clíncas de São Paulo - Ipq HFMUSP AMBULIM.

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Bittar, C., & Soares, A. (2020). Mídia e comportamento alimentar na adolescência/ Media and eating behavior in adolescence. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(1), 291–308. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1920

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura