Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular/ Factors related to propulsion efficiency in manual wheelchair users with paraplegia due to spinal cord injury

Autores

  • Haidar Tafner Curi
  • Jaqueline De Lima Terapeuta Ocupacional do Centro Especializado em Reabilitação (CER) – Santos-SP, Brasil.
  • Eliana Chaves Ferretti Universidade Federal de São Paulo- Campus Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1935

Palavras-chave:

Cadeira de Rodas, Paraplegia, Traumatismos da Medula Espinal, Biomecânica

Resumo

Introdução: Indivíduos com paraplegia devido à lesão medular (LM) realizam propulsão de cadeira de rodas manual (CRM), a fim de promover mobilidade funcional para realização das atividades cotidianas. No entanto, a ineficiência da propulsão causada pela inadequada configuração da CRM, assim como dores e lesões nos membros superiores (MMSS), pode resultar na diminuição da mobilidade do usuário. Objetivo: Por meio da metodologia da revisão integrativa, buscou-se identificar e avaliar fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método: Foram selecionados estudos indexados na PubMed, LILACS e SciELO sobre a biomecânica da propulsão de usuários de CRM com paraplegia devido à LM, entre os anos de 2008 e 2018. Resultados: Dentre os 10 estudos incluídos na revisão, dois foram classificados como nível III-2 e oito como nível IV de evidência. Foram identificados como fatores relacionados à eficiência da propulsão: os momentos não propulsivos; a velocidade dos MMSS na fase de recuperação; a posição da mão no período de liberação; o tamanho do encosto; a manutenção do peso corporal; o nível de atividade diária e a força de adutores de ombro; a intensidade da propulsão; a orientação dos MMSS; e o tempo de LM. Conclusão: As evidências sobre ciclo e padrões de propulsão, configurações de CRM, características do usuário e dores e lesões nos MMSS demonstraram ser fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM.

Biografia do Autor

Haidar Tafner Curi

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo- Campus Baixada Santista. Atualmente, mestrando no programa de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) -Campus Baixada Santista.

Jaqueline De Lima, Terapeuta Ocupacional do Centro Especializado em Reabilitação (CER) – Santos-SP, Brasil.

Terapeuta Ocupacional e responsável técnica no Centro Especializado em Reabilitação (CER II/SMS) da Prefeitura Municipal de Santos, integrante da equipe multiprofissional de reabilitação traumato-ortopédica (ênfase em Terapia da Mão) e preceptora de estágio do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Aluna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado Acadêmico) pela UNIFESP. Especialista em Reabilitação de Membros Superiores pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com aperfeiçoamento em Terapia da Mão vinculado ao mesmo serviço. Bolsista de Iniciação Científica e do Programa de Iniciação à Docência (Monitoria) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011/2012. Possui experiência em reabilitação traumato-ortopédica, Terapia da Mão, avaliação/confecção de órteses de membros superiores e consultoria, realizando atendimentos clínicos e projetos com foco na prevenção, promoção e reabilitação funcional em Santos e Baixada Santista.

Eliana Chaves Ferretti, Universidade Federal de São Paulo- Campus Baixada Santista

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Mestrado em Rehabilitation Science and Technology - Universidade de Pittsburgh (2003) e Doutorado em Rehabilitation Science and Technology - Universidade de Pittsburgh (2007), atua na area de Tecnologia Assistiva, ênfase em adequação postural em cadeira de rodas. É Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Atualmente, pertence ao board do Internacional Society of Wheelchair Profissional (ISWP) e Global Affiliate Faculty do Human Engineering Research Laboartories, Universidade de Pittsburgh.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Tafner Curi, H., De Lima, J., & Ferretti, E. C. (2020). Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular/ Factors related to propulsion efficiency in manual wheelchair users with paraplegia due to spinal cord injury. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(3), 999–1019. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1935

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura