Adaptação transcultural do quadro de estruturação para a modelagem conceitual de resultados de dispositivos de tecnologia assistiva para o português (Brasil)/ Transcultural adaptation of the structuring framework for the conceptual modeling of assistive technology devices outcomes for portuguese (Brazil)

Autores

  • Barbara Iansã de Lima Barroso Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Selma Lancman Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1963

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Terapia Ocupacional, Adaptação Transcultural, Prática Clínica Baseada em Evidência

Resumo

O modelo “Prática Baseada em Evidência na Tecnologia Assistiva” tem como norte agregar os objetivos dos clientes e a experiência dos profissionais às melhores evidências disponíveis da pesquisa sistemática para escolher Dispositivos em Tecnologia Assistiva (DTA). Isso é feito por meio do “Quadro de Estruturação para a Modelagem Conceitual de Resultados de Dispositivos de TA” (QEMCRDTA), que guia o profissional durante o processo de seleção e implementação do DTA. Objetivou-se adaptar transculturalmente um modelo conceitual de Tecnologia Assistiva, por meio de um quadro estruturado para a língua portuguesa brasileira. Foi realizado o processo de adaptação transcultural do QEMCRDTA, norteado pela Prática Baseada em Evidência na Tecnologia Assistiva (PRABETA), com base na literatura nacional e internacional na área. O uso de instrumentos de medida possibilita a obtenção de dados padronizados, permitindo comparar os resultados entre populações distintas, e é uma forma econômica e eficaz de adquirir medidas de resultado confiáveis e válidas.

Biografia do Autor

Barbara Iansã de Lima Barroso, Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Potiguar UnP (2000-2005), Especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais FCMMG (2005-2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2009-2010). Doutora em Ciências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP (2016-2018). Atualmente é docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Tem experiência/interesse na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Ergonomia e Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva; Projeto de Produto em Tecnologia Assistiva; Adequação Postural; Saúde e Trabalho; Tecnologia para Saúde do Trabalhador; Ergodesign; Sensação de Desconforto e Dor Durante o Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. 

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Barroso, B. I. de L., & Lancman, S. (2020). Adaptação transcultural do quadro de estruturação para a modelagem conceitual de resultados de dispositivos de tecnologia assistiva para o português (Brasil)/ Transcultural adaptation of the structuring framework for the conceptual modeling of assistive technology devices outcomes for portuguese (Brazil). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(2), 485–499. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1963

Edição

Seção

Artigo Original