Crise da democracia brasileira e o cotidiano de pessoas dissidentes de gêneros e sexualidades: reflexões baseadas na terapia ocupacional social /Crisis of brazilian democracy and the everyday life of dissident people in genders and sexualities: reflections from social occupational therapy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1958

Palavras-chave:

Estado, Gênero, Cidadania, Terapia Ocupacional/Tendências, Sexualidade

Resumo

A vida social está organizada com base em modelos normativos no que diz respeito aos gêneros e às sexualidades. Considerar as forças que a atravessam e a determinam é condição para que terapeutas ocupacionais atuem sob a perspectiva da cidadania junto às populações que caminham contra os significados e materialidades da heteronormatividade. Assim, este ensaio tem como objetivo produzir reflexões, ancoradas na terapia ocupacional social, que ajudam a compreender os constantes ataques aos direitos da população dissidente de gêneros e sexualidades, e o quanto essas situações de violências atravessam seus cotidianos e a práxis de terapeutas ocupacionais junto a essas populações. Para tanto, toma-se como ponto de partida o debate sobre a crise da democracia brasileira contemporânea, localizada a partir do golpe de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e as sucessões presidenciais com agendas conservadoras e antidemocráticas. Em seguida, são identificados e discutidos os projetos de leis em tramitação que materializam tais agendas de caráter controlador e disciplinar da sociedade. E, por fim, um debate sobre como tais problemáticas deflagram em impedimentos e invisibilizações das atividades performativas nos diversos cotidianos de pessoas dissidentes de gêneros e sexualidades.

Biografia do Autor

Iara Falleiros Braga, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, PB - Brasil)

Késia Maria Maximiano Melo, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ciências Sociais. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, SP - Brasil).

Gustavo Artur Monzeli, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre e Doutorando em Terapia Ocupacional. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES - Brasil).

Jaime Daniel Leite Junior, Universidade Federal de São Carlos

Especialização em Saúde Mental. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO/UFSCar, São Carlos, SP - Brasil).

Magno Nunes Farias, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, SP - Brasil).

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, RJ - Brasil).

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Braga, I. F., Melo, K. M. M., Monzeli, G. A., Leite Junior, J. D., Farias, M. N., & Correia, R. L. (2020). Crise da democracia brasileira e o cotidiano de pessoas dissidentes de gêneros e sexualidades: reflexões baseadas na terapia ocupacional social /Crisis of brazilian democracy and the everyday life of dissident people in genders and sexualities: reflections from social occupational therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(2), 693–705. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1958

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio