Das modificações, os porquês e os significados das ocupações após a cirurgia cardíaca/ The modifications, the reasons and the meanings of the occupations after the heart surgery

Autores

  • Emily Farias Maia Universidade Federal do Pará
  • Tarciana Martins da Silva Ventura Universidade Federal do Pará
  • Luiz Fábio Magno Falcão Universidade Estadual do Pará
  • Airle Miranda de Souza Universidade Federal Do Pará
  • Victor Augusto Cavaleiro Corrêa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1986

Palavras-chave:

Cirurgia Cardíaca, Período Pós-operatório, Terapia Ocupacional

Resumo

As ocupações são ações realizadas durante a vida, que possuem forma, propósito e significado. O fato de ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca, assim como ao processo de pós-operatório, pode influenciar no engajamento dessas ocupações. A fim de investigar essa questão, o estudo buscou compreender como se apresentam as ocupações de pessoas no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ancorada na Ciência Ocupacional, sendo realizada em uma unidade de assistência em fisioterapia e terapia ocupacional, tendo como participantes 25 pessoas que se encontravam no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Os resultados revelaram alterações em relação à forma, no propósito e significado das ocupações. Houve o seu afastamento ou modificação, seguidos da insatisfação quanto à sua realização, assim como a necessidade de se engajar em ocupações significativas. A pesquisa contribuiu para a construção de conhecimento científico sobre as ocupações de pessoas no pós-operatório cardíaco, destacando que esse processo é único e pode repercutir de diversas formas nas ocupações. Assim, ressalta-se sobre a importância da terapia ocupacional dentro desse contexto por possibilitar uma visão ampliada dessas pessoas, nos seus aspectos físicos, psíquicos, sociais e também ocupacionais.

Biografia do Autor

Emily Farias Maia, Universidade Federal do Pará

Bacharelado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal Do Pará. Bolsista PIBIC-CNPQ 2018-2019 pela Universidade Federal do Pará.
Terapeuta Ocupacional do Grupo Cynthia Charone. Castanhal, PA, Brasil.

Tarciana Martins da Silva Ventura, Universidade Federal do Pará

Bacharelado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal Do Pará.
Terapeuta Ocupacional residente em Atenção à Saúde Cardiovascular na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna pela Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Luiz Fábio Magno Falcão, Universidade Estadual do Pará

Doutor em Virologia. Mestre em Doenças Tropicais. Fisioterapeuta da Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará no setor de Reabilitação cardiopulmonar. Belém – Pará – Brasil.

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal Do Pará

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas; Professora titular da Universidade Federal do Pará, área de Psicologia, Pós Doc em Logoterapia e Análise Existencial,  coordena  o  Laboratório de Desenvolvimento de Valores e Sentidos  (LADEVES) e os Grupos de Estudo Viktor Frankl (GE-VF).

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Psicologia, Doutor em Doenças Tropicais (UFPA), Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) da UFPA, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Ciência da Ocupação (LPCO/UFPA).

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Maia, E. F., Ventura, T. M. da S., Falcão, L. F. M., Souza, A. M. de, & Corrêa, V. A. C. (2020). Das modificações, os porquês e os significados das ocupações após a cirurgia cardíaca/ The modifications, the reasons and the meanings of the occupations after the heart surgery. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(3), 855–874. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1986

Edição

Seção

Artigo Original