Análise dos conteúdos sobre acessibilidade e desenho universal nos cursos de graduação em arquitetura e terapia ocupacional no Brasil/ Analysis of curriculum content about accessibility and universal design in undergraduate architecture and occupational therapy programs in Brazil

Autores

  • Luciene Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Luísa Guillaumon Emmel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2628

Palavras-chave:

Urbanismo, Formação Profissional, Acessibilidade Arquitetônica, Terapia Ocupacional

Resumo

A Acessibilidade e o Desenho Universal (DU) foram inicialmente voltados para a concepção de objetos, equipamentos e espaço físico para a Pessoa com Deficiência (PcD), mas passaram a ganhar maior relevância à medida que seus usos foram direcionados de forma a incluir a maioria das pessoas, independente de limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. Considerando a importância desta temática para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo (AU) e de Terapia Ocupacional (TO) e a legislação referente aos temas na atualidade, buscou-se investigar como os conceitos de Acessibilidade e do DU vêm sendo contemplados nos currículos dos cursos de graduação destas profissões, focando nas instituições públicas federais e estaduais brasileiras. A amostra foi composta por 32 cursos de AU e 08 cursos de TO que tinham os projetos político pedagógicos, ementas, objetivos e conteúdos disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados mostram uma complementariedade entre a atuação do terapeuta ocupacional e do arquiteto urbanista, enquanto na TO o enfoque da acessibilidade está no usuário, na AU o enfoque está no espaço. Foi possível visualizar uma multiplicidade de enfoques sobre acessibilidade entre as disciplinas, o que indica uma falta de  homogeneidade para este conteúdo entre as diversas universidades de ambos os cursos. Em relação ao DU, ele é contemplado de forma mais ampla nas disciplinas dos cursos de AU, com uma importante lacuna sobre sua inclusão nas disciplinas dos cursos de TO.

Biografia do Autor

Luciene Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Arquiteura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos.

Docente  SENAC São Carlos.

 


  

Maria Luísa Guillaumon Emmel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, de onde é Professora Titular Sênior. Foi a primeira docente terapeuta ocupacional do Brasil a desenvolver espaços de pesquisa para terapeutas ocupacionais. Criou o Laboratório de Atividade e Desenvolvimento da UFSCar, em 1990, nucleando pesquisas de docentes, alunos de graduação e de pós graduação. Foi a idealizadora, junto com os alunos, da 1ª Semana de Estudos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi a primeira editora dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi membro do grupo que elaborou os projetos do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado e Doutorado), aprovados pela CAPES. Assumiu cargos administrativos, entre eles os de Coordenadora de curso de graduação, Chefe de Departamento, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e de Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: ocupação humana, uso do tempo, desenvolvimento humano, formação e capacitação em terapia ocupacional e acessibilidade. Foi docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar e é docente do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Gomes, L., & Emmel, M. L. G. (2020). Análise dos conteúdos sobre acessibilidade e desenho universal nos cursos de graduação em arquitetura e terapia ocupacional no Brasil/ Analysis of curriculum content about accessibility and universal design in undergraduate architecture and occupational therapy programs in Brazil. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(1), 164–186. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2628

Edição

Seção

Artigo Original