IV e V edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: registro das memórias, futuros-presente/ IV and V editions of the National Seminar on Occupational Therapy Research: memories registers, futures-present

Autores

  • Patrícia Leme de Oliveira Borba Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriela Pereira Vasters Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos
  • Fátima Côrrea Oliver Universidade de São Paulo
  • Andresa Cavarage de Andrade Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Formação Profissional, Educação de PósGraduação, Pesquisa

Resumo

Apresenta-se o relato da realização das duas últimas edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, bem como as discussões e encaminhamentos decorrentes de suas conferências, grupos de trabalhos e plenárias. As programações foram similares e dedicadas a promover o diálogo com os principais representantes das agências de apoio à pesquisa no âmbito nacional e estadual, como também à criação de estratégias coletivas que visassem ao fortalecimento da área de terapia ocupacional e de suas subáreas. Ambos os eventos ocorreram durante dois dias, seguidamente ao Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, sendo a IV edição realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e a V edição na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (2018). Foram reunidos 166 e 172 participantes, respectivamente, entre docentes, pesquisadoras/es, profissionais/preceptores e estudantes de pós-graduação, promovendo, assim, um espaço para a compreensão das produções e pesquisas nas diferentes subáreas da terapia ocupacional e troca de experiências e conhecimentos. Com isso, foi possível o incentivo a reflexões e elaboração compartilhadas de propostas acerca do ensino de pós-graduação em terapia ocupacional, sua implicação para as formações graduadas e para o fortalecimento acadêmico da área. O desafio que se coloca é referente à implementação das propostas que têm se mantido de forma recorrente e com baixa efetivação no ínterim entre as edições, demonstrando a necessidade de a categoria profissional rever suas formas de organização e responsabilização em relação aos encaminhamentos coletivos.

Biografia do Autor

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade no Curso de Terapia Ocupacional e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Gabriela Pereira Vasters, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Fátima Côrrea Oliver, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Andresa Cavarage de Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Borba, P. L. de O., Vasters, G. P., Malfitano, A. P. S., Oliver, F. C., Andrade, A. C. de, & Lopes, R. E. (2021). IV e V edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: registro das memórias, futuros-presente/ IV and V editions of the National Seminar on Occupational Therapy Research: memories registers, futures-present. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2010. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2640

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio