Editorial

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes UFSCAR

Resumo

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) os trabalhos relativos à

Área de Terapia Ocupacional se iniciaram com a criação do Curso de Graduação

em Terapia Ocupacional da UFSCar, em 1978.

Até aqui, foram pelo menos três gerações de docentes terapeutas ocupacionais

e muitas têm sido as batalhas que decidimos lutar em torno do avanço da

terapia ocupacional brasileira.

Sem dúvida, o terreno mais trabalhado foi o da graduação: esse foi um

território comum de muitos avanços e de muitos bons resultados, não sem

esforços.

Entretanto, outras tarefas se impuseram e fomos buscando nos capacitar

para travá-las e para integrar o cenário acadêmico brasileiro com autonomia,

seriedade e, principalmente, com competência técnica e ética.

Isto não se faz sem pesquisa, sem a produção de conhecimento e é aí que

nós toda(o)s temos nos colocado, buscado nos posicionar também nesse terreno,

nesse território repleto de sentidos. O

 

I Seminário Nacional de Pesquisa em

Terapia Ocupacional: Perspectivas e Consolidação do Campo

é resultado desse

processo.

Esperamos que o registro de seus trabalhos, palestras, comunicações, debates,

análises e reflexões neste Suplemento Especial do volume 17 dos Cadernos de

Terapia Ocupacional da UFSCar, nos ajude a melhor nos situarmos, a reunirmos

elementos na nossa configuração enquanto atores, terapeutas ocupacionais,

docentes e pesquisadora(e)s brasileiros.

O Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, com o apoio da

administração do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Pró-Reitoria de

Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Reitoria da UFSCar, mas,

sobretudo, dos seus docentes, militantes de muitas frentes, e hoje,

particularmente, por meio e com a RENETO – Rede Nacional de Ensino em

Terapia Ocupacional, permanece em campo.

É importante agradecer às colegas que compuseram comigo a Comissão

Organizadora do evento,

 

Ana Paula Serrata Malfitano, Carla Regina Silva, Fátima

Corrêa Oliver e Michelle Selma Hahn

, e que tornaram possível aglutinar vontade

militante e competência técnica na consecução dos aportes necessários, pessoais

e financeiros, para sua realização.

Agradecemos à

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

(CAPES),

ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

(CNPq)

e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) os

financiamentos recebidos.

Agradecemos à colega

 

Patrícia Leme de Oliveira Borba e aos alunos do Curso

de Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar,

 

Beatriz Prado, Carla Santos

de Sousa, Giovanna Bardi, Gustavo Artur Monzeli, Letícia de Souza Brandão,

Mayra Capellaro, Thamires Angelucci e Ana Carolina Toniolo

o apoio e o incentivo

para a continuidade dos trabalhos na direção das novas gerações de terapeutas

ocupacionais e pesquisadores.

Publicado

2010-03-24

Como Citar

Lopes, R. E. (2010). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 17(1SE). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/265

Edição

Seção

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