Aplicabilidade da captura de movimentos na pesquisa interdisciplinar de tecnologia assistiva: um relato de experiência/ Applicability of motion capture in interdisciplinary research of assistive technology: a report of experience

Autores

  • Daniela Salgado Amaral Universidade Federal de Pernambuco
  • Brenda Elizabeth Farias de Amorim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Schütz Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Karina Pessoa da Silva Cabral Universidade Federal de Pernambuco
  • Giselle Schmidt Alves Diaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE2023

Palavras-chave:

Captura de Movimento, Pesquisa Interdisciplinar, Tecnologia Assistiva, Artrite Reumatoide, Osteoartrite

Resumo

Introdução: A Tecnologia Assistiva (TA) é apontada como uma das soluções para proporcionar uma melhor funcionalidade e qualidade de vida às pessoas com doenças reumatológicas. Projetos interdisciplinares com foco em avaliar, indicar e desenvolver TA são importantes para os avanços na pesquisa e assistência clínica. A captura de movimento, por meio da instrumentação tecnológica, apresenta-se como um tema inovador por fornecer dados objetivos sobre o usuário. Mais estudos nessa área são necessários para conhecer as possibilidades de aplicação da instrumentação tecnológica em pesquisas de TA. Objetivo: Descrever a aplicabilidade da captura de movimento, por meio de um equipamento de alta tecnologia, numa pesquisa interdisciplinar de TA para pacientes reumatológicos. Método: Trata-se de Relato de Experiência, com uma abordagem qualitativa, no qual foi descrito as ações utilizando um equipamento tecnológico específico para captura de movimentos. Resultados: Foi utilizada a captura de movimento com três finalidades: apoio educacional; avaliação de usabilidade de recursos de TA desenvolvidos; e suporte a grupos de estudo de terapeutas ocupacionais para análises de atividades. Conclusão: Nas diferentes ações, a captura de movimento funcionou como um recurso complementar para as análises de atividades realizadas pelos terapeutas ocupacionais, o que contribuiu para a indicação, desenvolvimento e avaliação dos dispositivos de TA e para facilitar as orientações dadas no manual e nos grupos de orientação sobre Proteção Articular. O trabalho interdisciplinar foi o diferencial para o uso adequado do equipamento.

Biografia do Autor

Daniela Salgado Amaral, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora assistente do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Brenda Elizabeth Farias de Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design. Especialista em Neuropsicologia Clínica, Instituição de Desenvolvimento Educacional (IDE).

Carolina Schütz Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design. Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). 

Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, na área de neurociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ana Karina Pessoa da Silva Cabral, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Design do Programa de Pós graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Amaral, D. S., Amorim, B. E. F. de, Rosa, C. S., Sanguinetti, D. C. de M., Cabral, A. K. P. da S., Merino, G. S. A. D., & Merino, E. A. D. (2021). Aplicabilidade da captura de movimentos na pesquisa interdisciplinar de tecnologia assistiva: um relato de experiência/ Applicability of motion capture in interdisciplinary research of assistive technology: a report of experience. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(4), 1297–1310. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE2023

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso