Mesa Redonda 1: A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA NO BRASIL: QUESTÕES E DESAFIOS

Autores

  • Ana Maria Alfonso-Goldfarb
  • Eliane Pereira de Souza

Resumo

A mesa inicial do I SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL: PERSPECTIVAS E CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO objetivou possibilitar aos participantes a reflexão sobre a produção científica brasileira, seu crescimento e seus desafios para o estabelecimento de inovações e tecnologias que atendam às demandas e às necessidades da sociedade brasileira.

A fim de oferecer subsídios para esse debate, foram convidadas a Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb e a pesquisadora Elaine Pereira de Souza para apresentarem um panorama da evolução do conhecimento científico, seu desdobramento e suas diferenciações, no que concerne às “ciências naturais” e às “ciências humanas e sociais”, bem como o impacto de tal história na pesquisa e no acesso aos recursos financeiros das principais agências de fomento do país.

Nesse panorama, localizaram-se a Terapia Ocupacional e a atual proposição de divisão dos campos/áreas de conhecimento.

Participantes: Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Elaine Pereira de Souza

Coordenação: Profa. Dra. Roseli Esquerdo Lopes

 

Biografia do Autor

Eliane Pereira de Souza

ssssss

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

Alfonso-Goldfarb, A. M., & de Souza, E. P. (2010). Mesa Redonda 1: A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA NO BRASIL: QUESTÕES E DESAFIOS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 17(1SE). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/267

Edição

Seção

Artigo Original