Estado e sociedade civil em Gramsci: notas para discutir a institucionalização das demandas sociais no capitalismo e a dimensão social da terapia ocupacional/ State and civil society in Gramsci: notes to discuss the institutionalization of social demands in capitalism and the social dimension of occupational therapy

Autores

  • Waldez Cavalcante Bezerra UNCISAL
  • Beatriz Prado Pereira UFPB
  • Iara Falleiros Braga UFPB

Palavras-chave:

Sociedade Civil, Capitalismo, Terapia Ocupacional/Tendências

Resumo

O objetivo deste ensaio foi trazer ao debate a concepção gramsciana de Estado e sociedade civil na tentativa de elencar elementos teóricos para discutir a terapia ocupacional no processo de institucionalização das demandas sociais no contexto de uma sociedade capitalista. Para tanto, recorreu-se a textos de autores que têm se dedicado ao estudo da obra de Gramsci, os quais possibilitaram uma análise crítica e a percepção da peculiaridade da concepção de Estado neste autor, pela incorporação da sociedade civil, e as determinações gerais da sua teoria. Nesse contexto, foi possível fazer apontamentos sobre a dimensão social da terapia ocupacional, como profissão que surge na e para a sociedade capitalista, com a função social de responder às demandas sociais de pessoas e grupos que encontram limitações para participar da vida em sociedade, muitas delas decorrentes das contradições próprias dessa sociedade. Reforça-se a necessidade do compromisso éticopolítico da profissão com os interesses coletivos das classes subalternas, principais demandantes do trabalho profissional.

Biografia do Autor

Waldez Cavalcante Bezerra, UNCISAL

Mestre e Doutorando em Serviço Social. Professor do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Beatriz Prado Pereira, UFPB

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Iara Falleiros Braga, UFPB

Doutora em Ciências. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Bezerra, W. C., Pereira, B. P., & Braga, I. F. (2021). Estado e sociedade civil em Gramsci: notas para discutir a institucionalização das demandas sociais no capitalismo e a dimensão social da terapia ocupacional/ State and civil society in Gramsci: notes to discuss the institutionalization of social demands in capitalism and the social dimension of occupational therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2048. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2703

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio