Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral/ Occupational therapy and alternative communication: collaborative intervention with communication partners of a child with cerebral palsy

Autores

  • Mariana Gurian Manzini UFSCAR
  • Mirela de Oliveira Figueiredo
  • Ana Carolina Gurian Manzini
  • Claudia Maria Simões Martinez

Palavras-chave:

Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência, Terapia Ocupacional, Modos de Intervenção, Paralisia Cerebral, Ensino

Resumo

Introdução: A terapia ocupacional pode utilizar dos recursos de comunicação alternativa, numa perspectiva sistêmica, para o engajamento ocupacional de crianças com paralisa cerebral que possuem limitações na comunicação oral e/ou escrita. Objetivo: Descrever procedimentos de intervenção colaborativa em terapia ocupacional com uso da comunicação alternativa executados por parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza experimental e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os parceiros de comunicação (mãe, estagiária do curso de graduação em terapia ocupacional e professora) de uma criança com paralisia cerebral. Utilizou-se instrumentos indicados no Programa Comunica_PC, para identificação das habilidades comunicativas iniciais da criança, caracterização dos participantes, seleção das figuras para a prancha de comunicação, análise das filmagens e análise da percepção dos interlocutores sobre os procedimentos de intervenção. A coleta e análise foram estruturadas em 5 fases: Fase 1: Conhecimento inicial dos participantes; Fase 2: Capacitação Teórica; Fase 3: Capacitação Prática; Fase 4: Confecção do recurso de comunicação alternativa; e Fase 5: Percepção dos interlocutores após a implementação da comunicação alternativa Resultados: Obteve-se a formação teórica e prática dos parceiros de comunicação, incluindo a sua sensibilização por meio da dinâmica e capacitação prática. Tais procedimentos se constituíram em elementos fundamentais para a aprendizagem dos parceiros de comunicação perante o uso dos recursos de comunicação alternativa. Conclusão: O Programa Comunica_PC consistiu numa estratégia motivadora como meio de aprendizagem dos interlocutores para uso da comunicação alternativa em criança com paralisia cerebral.

Biografia do Autor

Mariana Gurian Manzini, UFSCAR

DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Manzini, M. G., Figueiredo, M. de O., Manzini, A. C. G., & Martinez, C. M. S. (2021). Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral/ Occupational therapy and alternative communication: collaborative intervention with communication partners of a child with cerebral palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2057. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2720

Edição

Seção

Artigo Original