Terapia ocupacional e o direito à cidade/ Occupational therapy and right to the city

Autores

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Liberdade de Circulação, Urbanização, Planejamento de Cidades

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar reflexões sobre a terapia ocupacional na garantia do “direito à cidade” como um direito humano e social fundamental, diretamente relacionado com as ocupações humanas. Iniciamos este debate com as ocupações coletivas enquanto determinantes na construção do espaço social das cidades. Em seguida, focalizamos as assimetrias do poder e as desigualdades territoriais, frutos da mercantilização da propriedade urbana, que implicam injustiças e privações no envolvimento ocupacional no cotidiano dos sujeitos. Sumarizamos possibilidades teórico-metodológicas, novas e outras já conhecidas, que trazemos à luz das questões urbanas, e que aproximam a terapia ocupacional do campo dos estudos urbanos e das políticas públicas de urbanização. Defendemos que a terapia ocupacional é uma área de significativas contribuições na defesa e garantia do direito à cidade.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Doutor e mestre em Ciências da Saúde. Especialização em Projetos Socais e Políticas Públicas e em Acessibilidade Cultural. Professor do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Monica Villaça Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta ocupacional. Doutora em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – PPGTO/UFSCar.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Correia, R. L., & Gonçalves, M. V. (2021). Terapia ocupacional e o direito à cidade/ Occupational therapy and right to the city. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2757. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2757

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio