A saúde do trabalhador em tempos de COVID-19: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional/ Worker health in COVID-19 times: reflections on health, safety, and occupational therapy

Autores

  • Bárbara Iansã de Lima Barroso Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). http://orcid.org/0000-0002-3591-4350
  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Marília Meyer Bregalda Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Selma Lancman Docente da Universidade de São Paulo (USP).
  • Victor Bernardes Barroso da Costa Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF2091

Palavras-chave:

Saúde Pública, Exposição Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Terapia Ocupacional, COVID-19, Infecções por coronavírus

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de apontar importantes contribuições, no âmbito da Saúde e da Segurança do Trabalhador, no que se refere ao enfrentamento da COVID-19, baseando-se em leis, políticas, normas e recomendações internacionais sobre o assunto. Pretende-se, ainda, identificar possíveis atuações em Terapia Ocupacional, saúde e trabalho, levando em consideração o combate à pandemia no Brasil. A literatura aponta que profissionais da saúde têm três vezes mais chances de contrair o vírus do que a população em geral. Por essa razão, no Brasil, o Governo federal precisa se articular com os estaduais e os municipais para elaborar, adaptar, implementar e fiscalizar leis, políticas e normas sobre saúde e segurança do trabalhador, de forma a garantir condições de trabalho adequadas e diminuir os riscos à saúde dos trabalhadores durante a pandemia. Sobre a Terapia Ocupacional, foram pontuados direcionamentos iniciais acerca da atuação no âmbito da saúde do trabalhador, considerando o que preconizam o Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Convém enfatizar que ações não devem ser direcionadas somente aos trabalhadores dos serviços de saúde, mas também aos de outros serviços assistenciais essenciais e considerar estratégias para alcançar os que trabalham de forma desregulamentada.

Biografia do Autor

Bárbara Iansã de Lima Barroso, Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional. Orientadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de Saúde e Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa: Terapia Ocupacional - Saúde e Trabalho e coordenadora do Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia (LASTE).

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal da Paraíba (2014), Mestra em Administração e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (2017) e Doutoranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Tem como temas de interesse e pesquisa o trabalho, a sociedade contemporânea e suas interfaces com a Terapia Ocupacional. Colabora atualmente com o Laboratório de Saúde Mental e Terapia Ocupacional da UFSCar (LaFollia - UFSCar); Núcleo de estudos sobre Estado, Trabalho e Sociedade da UFPB (NETS - UFPB); Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações da UFMG (NECOP - UFMG). Foi idealizadora, pesquisadora e coordenadora do grupo Trabalho e Migração do Operariado (TRAMOP) no Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia da UFPB (LASTE - UFPB, 2012-2017). Idealizadora e coordenadora do I Seminário de Saúde, Trabalho e Terapia Ocupacional da Paraíba (2017).

Marília Meyer Bregalda, Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Aprimoramento Profissional em Terapia Ocupacional em Saúde Mental - Reabilitação Infanto-juvenil pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Botucatu) e Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, nível Mestrado, pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Saúde Mental, Reabilitação Profissional e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, geração de renda, saúde mental, reabilitação psicossocial, reabilitação profissional, terapia ocupacional como clínica de produção de vida.

Selma Lancman, Docente da Universidade de São Paulo (USP).

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1988) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é pesquisador associado - CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS ET METIERS e professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saude Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saude mental e trabalho, saude mental, saude do trabalhador e psicodinâmica do trabalho. Recentemente tem trabalhado tambem na área de tecnologia assisistiva. è orientadora do programa de pós-gradução em Ciencias da Reabilitação da FMUSP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

Victor Bernardes Barroso da Costa, Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Atualmente é Coordenador da Clínica de Odontologia e Professor da disciplina de Diagnóstico Bucal no Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Mestrado e Doutorado em Biopatologia Bucal, na área de patologia, pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP - São José dos Campos). Possui habilitação em Laserterapia de Baixa e Alta Potência pela Universidade de São Paulo (LELO - USP). Graduado em Odontologia pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Tem como principais áreas de atuação: odontologia, patologia bucal, estomatologia e terapia fotodinâmica.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Barroso, B. I. de L., Souza, M. B. C. A. de, Bregalda, M. M., Lancman, S., & Costa, V. B. B. da. (2020). A saúde do trabalhador em tempos de COVID-19: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional/ Worker health in COVID-19 times: reflections on health, safety, and occupational therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(3), 1093–1102. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF2091

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio