Acompanhamento longitudinal das alterações no transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças pré-escolares/ Longitudinal study changes in coordination development disorder in preschool children

Autores

  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos
  • Luciana Ferreira Universidade do Estado do Paraná http://orcid.org/0000-0001-5808-2334
  • Jorge Both
  • Nayara Malheiro Caruzzo Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universid Catolica del Maule

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2108

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Destreza Motora, Transtornos Motores, Pré-escolar

Resumo

Objetivo: Acompanhar, ao longo de 24 meses, as alterações entre o diagnóstico de Desenvolvimento Motor Típico (DM) e o provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) em pré-escolares. Método: Foram elaborados dois designs de coleta: 1) Design longitudinal de 12 meses (Long-1), constituído por 201 crianças, com idade inicial média de 3,6±0,5 anos; 2) Design longitudinal de 24 meses (Long-2), composto por 27 crianças, com idade inicial média de 3,6±0,1 anos. Como instrumento de avaliação, foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children 2 (MABC-2). Os dados foram analisados usando os testes Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk, Wilcoxon e Friedman, adotando p<0,05. Resultados: Os resultados do DM no Long-1 revelaram alta prevalência do pTDC de 24,4% na avaliação inicial e 19,4% após 12 meses. No DM, observou-se aumento na destreza manual e diminuição na habilidade de lançar e receber após 12 meses. Nas tarefas de destreza manual, as meninas foram superiores aos meninos após 12 meses, sendo os meninos superiores na tarefa de lançar e receber nas duas avaliações. Os resultados do DM no Long-2 evidenciaram prevalência de 18,5% de pTDC na primeira avaliação, de 7,4% após 12 meses e 22,2% após 24 meses. Ocorreu aumento do escore na destreza manual ao longo dos 24 meses, no entanto, ocorreu declínio nas tarefas de equilíbrio entre as 3 avaliações. Conclusão: O desenvolvimento motor típico e o provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação não apresentaram constância e consistência entre as avaliações motoras ao longo de 24 meses, demonstrando oscilação na classificação de provável transtorno de desenvolvimento da coordenação e/ou do desenvolvimento motor típico.

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Santos, V. A. P. dos, Ferreira, L., Both, J., Caruzzo, N. M., & Vieira, J. L. L. (2021). Acompanhamento longitudinal das alterações no transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças pré-escolares/ Longitudinal study changes in coordination development disorder in preschool children. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(4), 1180–1192. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2108

Edição

Seção

Artigo Original