Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Ensino, Pesquisa, Covid-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.

Biografia do Autor

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Baixada Santista/SP, Brasil. 

Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Terapeuta ocupacional. Mestre em Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 

Beatriz Prado Pereira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Terapeuta ocupacional. Doutora em Educação. Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil. 

Gabriela Pereira Vasters, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

Terapeuta ocupacional.Doutora em Enfermagem. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Baixada Santista/SP, Brasil.

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Doutor e mestre em Ciências da Saúde. Especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas e em Acessibilidade Cultural. Especializando em Cidades, Planejamento e Movimentos Sociais pelo Instituto de Panejamento Urbano e Regional da UFRJ. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Social para o Desenvolvimento do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rafael Garcia Barreiros, Universidade de Brasília, UnB

Terapeuta ocupacional. Doutor em Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade de Brasília (UnB)p), Baixada Santista/SP, Brasil.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Borba, P. L. de O., Bassi, B. G. de C., Pereira, B. P., Vasters, G. P., Correia, R. L., & Barreiros, R. G. (2020). Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(3), 1103–1115. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio