Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19/ Everyday challenges and caring possibilities for children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the face of COVID-19

Autores

  • Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes Profª Drª do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (DTO-UFSCar)
  • Marina Speranza Mestranda do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar)
  • Mayara Soler Ramos Mazak Mestranda do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar)
  • Danieli Amanda Gasparini Mestranda do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar)
  • Maria Fernanda Barboza Cid Profª Drª do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (DTO-UFSCar) e do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar (PPGTO)

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Criança, Adolescente, Infecções por Coronavírus, Terapia Ocupacional.

Resumo

Introdução: No cenário atual da COVID-19 e das consequentes medidas emergenciais para seu enfrentamento, é fundamental compreender sobre os impactos gerados por esta condição em grupos sociais que vivenciam condições específicas, como é o caso das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivos: Refletir a partir de aspectos teórico-práticos sobre os desafios e as possíveis implicações da atual pandemia no cotidiano de crianças e adolescentes com TEA, apresentando possibilidades de cuidado fundamentadas na Atenção Psicossocial junto a essa população e suas famílias. Método: Trata-se de um ensaio reflexivo, elaborado com base em ações desenvolvidas em um projeto de extensão universitária intitulado “Estratégias de cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil frente à pandemia da COVID-19”, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Resultados: Diferentes estratégias de cuidado frente às implicações da pandemia no cotidiano de crianças e adolescentes com TEA são apresentadas e discutidas, sendo que estas envolveram a organização da rotina, intervenções informacionais, apoio à família, entre outras. Compreende-se que estas perpassaram o nível individual, assim como consideraram as demandas da família e, de forma mais ampliada, a importância do coletivo e da comunidade. Conclusão: Evidencia-se a necessidade do investimento em práticas e estudos que se pautem nas particularidades dessa população durante a pandemia, de forma a contribuir para o melhor enfrentamento da situação.

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Dourado Souza Akahosi Fernandes, A., Speranza, M., Soler Ramos Mazak, M., Gasparini, D. A., & Barboza Cid, M. F. (2021). Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19/ Everyday challenges and caring possibilities for children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the face of COVID-19. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2121. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2805

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio