Activity card sort e o repertório ocupacional de idosos: uma revisão integrativa da literatura/ Activity card sort and the occupational repertoire of older adults: an integrative literature review

Autores

  • Lilian Dias Bernardo Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Tatiana Barcelos Pontes Research Associate of University of Western Ontario
  • Klysna Imbroinisio de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Rafaela Guilherme Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Tainá Maria Silva Deodoro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida University of Western Ontario

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Idoso, Participação Social, Atividades Cotidianas, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

Introdução: O Activity Card Sort(ACS) é uma ferramenta desenvolvida para avaliar a participação de idosos em atividades instrumentais de vida diária, sociais e de lazer de baixa e alta demanda. É considerado um instrumento de avaliação útil para o processo terapêutico ocupacional utilizando uma abordagem baseada nas ocupações e centrada no cliente. Objetivo: Analisar as principais características da produção científica sobre a utilização do ACS na população de idosos. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos registros bibliográficos, foram selecionadas seis fontes de informação, sem recorte temporal. Na organização e análise dos dados, foi criada uma coleção dos registros bibliográficos para realizar a análise descritiva e, na construção e visualização de redes bibliométricas, foi aplicado o VOSviewer. Resultados: A amostra foi composta por 67 artigos. Os objetivos das pesquisas eram direcionados a examinar as propriedades psicométricas do instrumento, utilizar o ACS para comprovar o impacto das deficiências na participação e engajamento em atividades ou usar o ACS como medida de desfecho em diferentes intervenções. Conclusão: O instrumento se apresentou como uma opção que enriquece o processo avaliativo na terapia ocupacional, uma vez que apresentou boas propriedades psicométricas, foi capaz de capturar o nível de participação em diferentes populações, assim como pôde ser usado como medida de desfecho para intervenções que se preocupam com o engajamento em ocupações.

Biografia do Autor

Lilian Dias Bernardo, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em saúde coletiva

Tatiana Barcelos Pontes, Research Associate of University of Western Ontario

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (USP)

Klysna Imbroinisio de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Rafaela Guilherme Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Tainá Maria Silva Deodoro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

estudante de terapia ocupacional

Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida, University of Western Ontario

Doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB); Postdoctoral associate of University of Western Ontario

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Bernardo, L. D., Pontes, T. B., de Souza, K. I., Ferreira, R. G., Deodoro, T. M. S., & Almeida, P. H. T. Q. de. (2021). Activity card sort e o repertório ocupacional de idosos: uma revisão integrativa da literatura/ Activity card sort and the occupational repertoire of older adults: an integrative literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2130. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2815

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura