Terapia ocupacional e a expressão “produção de vida”: o que dizem as produções brasileiras?/ Occupational therapy and the expression “life production”: what do the Brazilian productions say?

Autores

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Formação de Conceito, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

A produção de conhecimentos nacionais da terapia ocupacional se deu de maneira contextualizada em congruência com o desenvolvimento da profissão, em seus diversos campos de atuação. Nas últimas décadas, viu-se a proposição de perspectivas e conceitos ampliados que apontam possíveis interlocuções nessa pluralidade. Nesse sentido, este estudo buscou compreender como a expressão “produção de vida” tem sido utilizada pela literatura nacional da terapia ocupacional, com base em uma revisão bibliográfica de estratégia multidimensional. Consultou-se a base de dados LILACS e periódicos nacionais da área, identificando 29 produções com a expressão “produção de vida” ou semelhante para análise do perfil das publicações, autores, referências e sentidos envolvidos na compreensão da expressão. Os achados se tornaram numericamente mais significativos nos últimos dez anos; estes se relacionavam com temáticas da saúde mental, campo social, artes e cultura, saúde coletiva, fundamentos da terapia ocupacional e campo do trabalho; e os referenciais citaram autores da terapia ocupacional, psiquiatria, filosofia, psicanálise, psicologia, saúde coletiva e antropologia. A análise de sua compreensão indicou quatro categorias: trabalho como emancipação social; ampliação de ações em saúde; experiência criativa e transformação cultural; e manutenção da própria existência. Ressaltando a produção consistente sobre “produção de vida”, concluiu-se que a expressão envolve sentidos na construção de saberes-fazeres mais conectados com o mundo, com as diferentes formas de existir e de protagonizar a vida.

Biografia do Autor

Gustavo Miguel Pereira de Albuquerque, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo. Trabalha na Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá.

Isadora Cardinalli, Universidade Federal de São Carlos

Mestra e doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional, São Carlos, SP, Brasil.

Pamela Cristina Bianchi, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Albuquerque, G. M. P. de, Cardinalli, I., & Bianchi, P. C. (2021). Terapia ocupacional e a expressão “produção de vida”: o que dizem as produções brasileiras?/ Occupational therapy and the expression “life production”: what do the Brazilian productions say?. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2133. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2820

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura