“Best practices of occupational therapy in schools” – uma resenha crítica e aportes para terapeutas ocupacionais no setor da educação/ “Best practices of occupational therapy in schools” – a critical review and contributions for occupational therapists in the education sector

Autores

  • Patrícia Leme de Oliveira Borba Universidade Federal de São Paulo
  • Lívia Cellegati Pan Universidade Federal de São Carlos
  • Magno Nunes Farias Universidade Federal de São Carlos
  • Joana Rostirolla Batista de Souza
  • Roseli Esquerdo Lopes

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação, Ensino Fundamental, Diretivas Práticas

Resumo

O presente texto é resultado de um seminário do Grupo de Pesquisa “Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional”, ocorrido em 2019, entre os integrantes da linha “Escola, Terapia Ocupacional e Inclusão Radical”, que se debruçaram sobre o livro “Best practices of Occupational Therapy in Schools”. Editado em 2013, esse livro teve grande circulação nos Estados Unidos da América, compondo parte dos esforços da American Occupational Therapy Association para ofertar e ampliar subsídios teóricopráticos que garantissem tanto a inserção como a qualificação da atuação dos terapeutas ocupacionais em serviços e ações junto ao setor da educação. Consideramos que compartilhar uma síntese desse material, bem como as reflexões críticas que foram fomentadas pelo seu estudo, em diálogo contextualizado no cenário brasileiro, possa inspirar novas proposições para terapeutas ocupacionais que têm se dedicado a esse setor, mas também colocar em debate os riscos que transposições lineares podem causar, uma vez que determinados modelos e abordagens respondem a contextos situados, histórica e politicamente. Explicitadas nossas diferenças, que a circulação das propostas desse livro possa, sobretudo, contribuir para alavancar novas e eficientes estratégias para ampliarmos o número de profissionais envolvidos com o setor da educação.

Biografia do Autor

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação e Pós-Doutora em Terapia Ocupacional. Professora do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade no Curso Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Lívia Cellegati Pan, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Terapia Ocupacional. Professora Adjunta I do Departamento de Terapia Ocupacional, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Magno Nunes Farias, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, São Carlos, SP, SP, Brasil. 

Joana Rostirolla Batista de Souza

Mestre em Educação Especial e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Professora Assistente II do Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.

Roseli Esquerdo Lopes

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Borba, P. L. de O., Pan, L. C., Farias, M. N., Souza, J. R. B. de, & Lopes, R. E. (2021). “Best practices of occupational therapy in schools” – uma resenha crítica e aportes para terapeutas ocupacionais no setor da educação/ “Best practices of occupational therapy in schools” – a critical review and contributions for occupational therapists in the education sector. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2136. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2822

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio