Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network

Autores

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Crianças, Adolescentes

Resumo

Introdução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo.

Biografia do Autor

Kátia Maria Penido Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Simone Costa de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência Política. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mariana Moreira Sales, Crepúsculo: Centro de desenvolvimento humano

Graduada em Terapia Ocupacional. Terapeuta Ocupacional do Crepúsculo: Centro de desenvolvimento humano – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mariana Ferreira Salgado, Centro de Referência em Reabilitação de Venda Nova (CREAB-VN/PBH)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Ocupação/UFMG. Terapeuta Ocupacional no Centro de Referência em Reabilitação de Venda Nova (CREAB-VN/PBH) - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Bueno, K. M. P., de Almeida, S. C., Sales, M. M., & Salgado, M. F. (2021). Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 29, e2877. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877

Edição

Seção

Artigo Original